BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Linearidade ou Iconicidade?
()

Publicidade
Os signos visuais têm um nome
específico: signos icônicos. Eles não dependem muito do conhecimento do código,
e sua descodificação é quase que instantânea, pois a relação entre o
significante e o significado é muito próxima.Enquanto adescodificação do
signo linguístico é linear, a descodificação do signo icônico é contínua e
global, sendo econômica e rápida. Se a mensagem obtiver um pouco
mais de visualização ou iconicidade, facilitará a descodificação da mensagem, ou seja, a mensagem linear será mais fácil de ser descodificada, e
portanto, mais eficaz.É muito útil “enxugar” as
informações desnecessárias de uma mensagem. Devemos evitar informações
desnecessárias, repetições inúteis e explicações supérfluas.Muitos ruídos são gerados pela
mistura de assuntos, pela confusão de idéias e pela diluição do objetivo. O
gerente apressado, por exemplo, não
sabia como reagir diante de uma carta enviada pela sua antiga empresa, pois
todos os assuntos estavam misturados, sem parágrafo, e sem separação.Tornar nosso
pensamento comum aos outros é uma das funções básicas da comunicação, tanto que
os termos comunicar e comunicação provêm da palavra comum. Escrever bem é
tornar o pensamento conhecido, ou seja, é tornar nosso pensamento comum às
outras pessoas. Não basta
passar nossas ideias para a mente das pessoas, a comunicação escrita deve
sempre obter alguns elementos persuasivos, que suavizem a transmissão dos
nossos pensamentos e torne a leitura agradável e suave. A comunicação escrita
deve ser persuasiva para que as pessoas, a quem solicitamos a colaboração,
sejam estimuladas a produzir a resposta correspondente ao que necessitamos. Devemos buscar a disposição
visual ou o “leiaute” do texto, da seguinte forma: distribuindo coerentemente
os assuntos por parágrafos; promovendo uma datilografia “limpa”, com bom
espaçamento; dando destaque para determinado assunto ou questão por meio do uso
de letras especiais, como grifos; visualizar sequencias, com uma divisão em
itens; e utilização de gráficos, esquemas, etc.



Resumos Relacionados


- Técnicas Da Comunicação Escrita

- A Mensagem é Feita De Signos

- O Tripé Da Comunicação Escrita

- Nossa Bagagem Cultural, Nosso Repertório

- Processo De Comunicação



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia