A Psique do Homem Primitivo e Sua Comunidade
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- Princípio da retribuição
As trocas eram em função da
necessidade, ou seja, prestações primitivas em que a comunicação entre os
homens seria ao mesmo tempo material e simbólica – troca de bens e comunhão
entre os seres – isto é, até a separação entre as comunicações espirituais,
afetivas e materiais dos tempos modernos.
- Tríplice obrigação: dar,
receber, retribuir.
As prestações primitivas
revestem a forma de dádivas, de presentes, reguladas por três obrigações
interligadas: dar, receber, retribuir. Cada uma dessas obrigações cria um laço de
energia espiritual entre os atores da dádiva. A retribuição da dádiva seria
explicada pela existência dessa força, dentro da coisa dada: um vínculo de
almas, associado de maneira inalienável ao nome do doador, ou seja, ao seu
prestígio.
As trocas eram consideradas um
presente, pelo fato de acreditavam que a alma do doador ia junto com o objeto
ou alimento doado, motivo pelo qual o indivíduo era obrigado a aceitar tal
presente, caso contrário, seria amaldiçoado. Além de ser obrigado a aceitar o
presente, o sujeito deveria retribuir dando algo em troca. É a primeira noção
de vínculo jurídico, em que a obrigação vem de uma crença, não de uma lei.
Segundo Nietzsche, a memória
foi criada quando surgiu a necessidade de lembrar quem não retribuiu para com a
comunidade.
* O direito surge de uma
relação de troca de crédito e débito, ou seja, é uma base privada
- Psique do homem primitivo:
falta de consciência do “eu”.
. A comunidade, por ser um
grupo fechado, não se misturava para manter sua proteção.
.Não havia classes
heterogêneas de funções da comunidade, o que criava uma certa originalidade
dessa comunidade.
. A lei era puramente física.
Caso o erro fosse leve, a punição seria uma pena física severa. Um “crime” ou
erro era uma ofensa a toda a comunidade. Quem cometesse um erro contra os
deuses era expulso do bando, e seria morto se tentasse retornar ou entrar em
outro bando.
O medo era o que regulava a
comunidade, pois não havia proporcionalidade de pena, nem conceito de perdão.
Como eles não conheciam nem a si
mesmos, tudo o que era diferente se tornaria um Deus, por causa de sua extrema
crença de que todas as coisas são advindas de seus antepassados. (Filme:
Apocalipto)
- Animismo: confundiam-se com
o mundo natural, de forma que se consideravam abaixo de todos os animais e
objetos.
- Conceito de Magia: diferente
de religião, pois não possuía dogmatismos.
Magia é temer os ancestrais
que governam a comunidade. Havia um grande respeito para com os ancestrais,
pois os primitivos acreditavam que estes voltavam em animais, objetos etc., o
que fez surgir o temor.
-> o primitivo se desapega
dessas questões conforme o passar do tempo, e por processo de adaptação, o
intelecto do ser humano foi se desenvolvendo. É aí que começa a se discutir a
noção de proporcionalidade, e portanto, uma noção de justiça. Ainda que não
exista um conceito de equilíbrio e justiça, percebem que alguns indivíduos
possuem mais coisas que outros. Disso surge a vingança, que busca a satisfação
pessoal.
Surge: a noção de justiça
-> da proporcionalidade -> a regularização em uma noção civil e penal
-> a organização para amenizar a violência.
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