Integração do sistema de educacional
(Sergio Farias)
Este artigo parte da noção de espiritualidade como a defendida por Danah Zohar que a propõe como uma terceira inteligência
capaz de colocar nossos atos e experiências num contexto mais amplo de
sentido e valor, tornando-os mais efetivos. Segundo ela, ter alto quociente espiritual
(QS) implica ser capaz de usar o espiritual para ter uma vida mais rica
e mais cheia de sentido, adequado senso de finalidade e direção
pessoal. O QS aumenta nossos horizontes e nos torna mais criativos. É
uma inteligência que nos impulsiona. É com ela que abordamos e
solucionamos problemas de sentido e valor e desenvolvemos valores éticos
e crenças que vão nortear nossas ações.
Esta maneira de pensar a espiritualidade exige um mergulho profundo
na condição humana, numa perspectiva de autoconhecimento. A partir de
uma concepção mais ampliada de ser humano, o ser humano hilo-holotrópico
(Grof, 1992, 1997) proposto por Grof, nota-se a importância de
considerar este aspecto no processo educativo, uma vez que entendemos
tal processo como um espaço privilegiado de formação dos seres humanos a
partir da construção do conhecimento permeado pela relação pedagógica.
Por isso, consideramos que a prática educativa exige métodos e
estratégias que tenham por objetivo
a constituição integral do ser humano, ou seja, que levem em conta, não
só o indivíduo, mas as diferentes variáveis que concorrem para a
relação pedagógica; indivíduo/sociedade/espécie não só são inseparáveis,
mas também co-produtores um do outro. Em outras palavras,, como
experiência especificamente humana, a educação é uma forma de intervenção no mundo e exige da parte dos educadores a coragem de assumir a inteireza da condição humana.
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