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O Que é Educação?
(Carlos Rodrigues Brandão)

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“Ninguém escapa da educação” – Carlos Rodrigues Brandão. A educação existe em todos os lugares e no conhecimento de todas as culturas. Não é correto dizer que existe um modelo ou padrão de educação, também não a aprendemos apenas na escola e, tampouco, o professor é sua única influência. Existem várias formas de se educar, ou seja, existemmuitas educações e cada uma é específica para a sociedade onde acontece, pois, é a forma de representação das sabedorias que compõem uma civilização com seus costumes, portanto, cada uma destas educações possui sua identidade própria.O ponto fraco da educação está em seus influentes, pois, com consciência ou não, reproduzem um sistema de idéias que atinge grupos isolados na sociedade. Desta forma, é possível perceber que a educação reflete a sociedade em que ocorre. Em sociedades tribais ela é conjunta e social, já a nossa sociedade capitalista é isolada e desigual.A educação na Grécia Antiga, denominada de Paidéia, iniciou-se como comunitária, mas, devido ao desenvolvimento da sociedade, acabou tornando-se específica, havendo uma educação para nobres e outra para os camponeses, porém, nenhuma para os escravos. Então, surge a figura do pedagogo que, nada mais era, que um escravo doméstico onde, além de levar as crianças nobres à escola, também era responsável pela educação das mesmas. Em todas as educações gregas o indivíduo era educado para a sociedade como um todo.Assim como na Grécia, surgiu a educação em Roma, sendo ela comunitária, porém, desenvolveu-se de forma diferente, pois, a formação do patriarca agricultor predominava sobre o cidadão. Tempos depois, surgiu a escola primária, como a escola das primeiras letras gregas, também surge a escola de gramáticos e muito mais tarde a Lector. Existia em Roma a oficina de trabalho, a qual dava a educação que formava os trabalhadores. Além disso, o cidadão era educado para empregar na sociedade sua sabedoria. Finalmente, surge a escola, com o desenvolvimento do cristianismo na Europa Antiga, para uma educação que salvaria almas. Isso permaneceu até o final do século XIX, quando Émile Durkheim começou a interligar educação à sociedade, desta forma, a educação vira fato social, pois, para ele, há uma concordância coerente que conserva o ambiente social.No entanto, não existe consenso, pois, na verdade, a educação não aplica sua idéia, a prática é bem diferente e existem os capitalistas que controlam a educação, entretanto, ela ocorre fora dos domínios da escola, na comunidade. Desta forma, a superioridade capitalista encontra oposição política.A única maneira de reivindicar a educação, como dizia Paulo Freire, é trazê-la ao cotidiano o aluno, fazendo com que a vivência e as experiências do indivíduo façam parte efetiva da escola, assim, a educação será livre e comunitária.



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