O modernismo radical de Oswald de Andrade
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O modernismo radical de Oswald de Andrade O romance Memórias Sentimentais de JoãoMiramar, de Oswald de Andrade, foi publicado em 1924 e narra a vida de um cidadão típico da alta burguesia paulistana, ligado à produção do café, JoãoMiramar, em plena urbanização do país e na perspectiva da Revolução de 1930. O romance foi iniciado em 1916e é uma espécie de diário com relatos muito breves de sua vida pessoal,destacando as atividades literárias donovo escritor e focalizando o contexto cultural de São Paulo no período conhecido como o da República Velha. O autor refere-se ao livro como sendo “o primeiro cadinho de nossa prosa nova”, por apresentar uma variedade de tendências de estilos e modas literárias depois da revolução estética modernista de 1922. Ao longo de 163 capítulos/fragmentos Oswald de Andrade faz uma espécie de desmonte do romance convencional e propõe uma linguagem revolucionária que dilui as fronteiras entre poesia e prosa.Trata-se de um romance-experimento que surge na vaga de Ulysses, a epopeia moderna de James Joyce, publicado naquele mesmo ano em Paris e aparecendo com a novidade de uma narrativa que se estrutura fundamentalmente pelo uso do monólogo interior.Memórias Sentimentais de João Miramar é considerado o primeiro livro radicalmente moderno escrito no Brasil condensando propostas de uma arte genuinamente brasileira preconizada pela Semana de Arte Moderna Trata-se de um romance de ruptura com as ideias sobre o gênero praticadas até então pelosnossos escritores, sobretudo do Romantismo quando o gênero se firma e ganha relevo. obra se origina sob ainfluência dos movimentos de vanguarda que surgem na Europa: Futurismo,Dadaísmo, Surrealismo, Cubismo. O tom da obra é satírico ao enfatizar certos costumes, crenças e convenções sociais de antes e após a Primeira GuerraMundial. Os conflitos internos esboçados na narrativa pelo indivíduo burguês - na afirmação de sua liberdade, no exercíciode de sua razão e vontade com as angústias que lhe são próprias se sobrepõem aos conflitos externos das relações sociais e políticas de um mundo em tumulto. Mas são colocados em relevo pela preocupação comas dimensões psíquicas. O romance, focalizando o percurso de vida de João Miramar, tem início na infância indo até à maturidade. As memórias mostram uma sequência de acontecimentos de importância relativa com a seleção dos fatos aparentemente feita de modo a apresentar uma história sem picos dramáticos e pela qual pode-se ter conhecimento da vida sentimental, do trabalho, de negócios e das amizades. Sobressaem os relatos sobre um casamento que sucumbe às relações amorosas paralelas com a atriz Madame Rollah, o fracasso no empreendimento da indústria cinematográfica e a viuvez. Os textos, justapondo-se em fragmentos, apontam para um teor discursivo crítico e denunciativo sobre o contexto histórico e social em que Miramar está inserido. Assim, criticam-se as relaçõesde poder, o favoritismo, a avareza, as instituições. O conteúdo ideológico tem em perspectiva aruptura e a implantação do novo, tanto nas relações sociais como na arte e naliteratura. Os 163 capítulos de que se compõe o livro apresentam um discurso fulgurante, impreciso, decorrendo em pequenos flashs imitativos da linguagem cinematográfica, mas desfocados e sem preocupação de seguir uma rígida cronologia. Identificando-se no romance a teoria dialógica de Bakhtin, no diálogoentre as vozes discursivas, o texto dá-nos a indicação das várias instâncias representadas num tom discursivoespecífico. Escrito em prosa poética, a presença de poemas indica uma diluição nas fronteiras entre os gêneros. Outrosgêneros textuais em desvio da função poética da linguagem, comparecem à narrativa em formas de cartas, bilhetes, diálogos e entrevistas. A prosa oswaldiana mostra um compromisso total com seu projeto criador. Já em 1924, no mesmo ano do lançamento de MSJM, o nosso autor lançava O Manifesto Pau Brasil, cujas propostas para uma nova poesia podem ser identificadas na composição deste romance.
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