| Orixás: Magia Elemental e Espiritualidade nas Religiões Afro-brasil..
 (Eduard M. M. Costa)
 
 
 O
panteão afro-brasileiro é formado por: Xangô, Iansã, Oxum, Iemanjá, Oxumarê,
 Oxalá, Oxossi, Ogum, Irôko, Omolu, Nana, Obá, Ossain, Ewá, Logun Edé, os Ibeji,
 Exu, Orunmilá e alguns denominados de Orixás Funfun, ou do branco, do qual
 Oxalá faz parte: Obatalá, Oduduá, Orixalá e Olorum. Obatalá e Orixalá, como
 será visto adiante, é a mesma energia espiritual de Oxalá. Olorum é o nome do
 Deus Criador na cultura afro-brasileira. Nas religiões afro-brasileiras não são
 cultuados os Orixás Obá e Ewá. E no sincretismo, cada um tem uma relação com um
 santo católico, que defere de nação para nação (que são três: Ketu, Nagô e
 Jêje) e entre as diferentes formas religiosas (umbanda, candomblé, tambor de
 minas, etc.). entretanto, no sincretismo, o Orixá Exu é associado ao diabo em
 algumas dessas visões, devido ao mesmo ter as características de amoralidade,
 brincadeiras, etc. Suas características são muito similares ao deus Loki dos
 nórdicos, ao deus Pan dos gregos, o deus Mercúrio dos romanos, e assim por
 diante, pois representa o elemento espiritual do movimento, que leva e traz as
 informações entre os dois mundos, além de ser um testador da fé e das virtudes
 humanas.Assim, cada Orixá está relacionado a uma força da
 natureza, que representa a vibratória e o elemento (ar, terra, fogo, água) a que pertencem nas
 hierarquias espirituais, aos chakras (Muladhara, Svadhisthana, Manipura, Anahata, Visuddha, Ajna e Sahasrara) que os representam e nos quais agem, as
 características psicológicas e biótipos dos seres humanos regidos por eles,
 além das cores, minerais, plantas, climas, entre outros elementos regidos e
 protegidos por esses espíritos da mesma forma que são relacionados os anjos na
 Cabala.
 
 
 
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