Resenha: As origens do pensamento grego. Vernant
(VERNANT; J.P.)
A filosofia nasce na Grécia não como uma forma de pensar apenas, ela representa um momento histórico de uma mudança cultural. O nascimento da filosofia representa uma nova forma de vida do grego.A mudança se inicia com o fim do mundo micênico no século XXII a.C.. A sociedade de Creta, caracterizada pela figura do anax, tinha sua vida social centralizada do palácio. O anax obtinha ao mesmo tempo o poder político, militar, religioso, administrativo e econômico, e exercia-os por meio de seus “inspetores reais”, os escribas. Longe de ter um comércio privado, a economia rural e o rei era quem controlava a distribuição, o intercambio e a produção de bens.A invasão dórica acaba com todo esse sistema. A figura do anax desaparece, o contato entre a Grécia e o oriente é quebrado, e a escrita é enterrada junto com os palácios (redescobertos pelos gregos apenas no fim do século IX).O novo mundo grego é a pólis. A figura do anax característica pela centralidade de poder é substituída pela economia, a igualdade de poder entre os cidadãos; o palácio antes localizado, no centro, é substituído pela Ágora; o equilíbrio é a nova lei.A principal característica da pólis é a palavra. O prestigio, o uso da palavra é a base para todas outras características da pólis. É a partir dela que é feita a política, o desenvolvimento das praticas publicas, a filosofia enfim.Por meio da palavra, do logos, da peithó que se fazem as discussões, a política na ágora. A publicidade é um ponto importante e, que faz da pólis ser o que ela é; a partir dela, se da à democratização da arché, antes dominada pelos privilegiados (basileus). Dessa forma, todo o conhecimento se torna público e a consequência, é que ele fica sujeito a discussão.Para que se dê essa publicidade, a escrita sofre também uma transformação importante. Diferente do mundo micênico em que ela era utilizada como forma de controle, na pólis, ela é usada para a divulgação do conhecimento, ela é o instrumento da publicidade. Toda essa publicidade nos mostra outra característica fundamental da pólis: a isonomia. Todos os homens são semelhantes (homoioi) e na vida política são iguais (isoi). É importante ressaltar que, a isonomia, a igualdade grega, é diferente da igualdade francesa; isonomia é igualdade de poder, é igualdade de conhecimento, é oposição ao mundo em que a arché era poder de poucos. O grego não quer a diferença, a lei é o equilíbrio e, para que haja esse equilíbrio, um não deve ser mais que outro. Nada deve ser em excesso - sophrosyne - virtude do justo meio. No ideal grego, o equilíbrio se dá na medida em que cada um fique em seu lugar, em seu espaço, em sua função. Dessa forma a cidade se torna um cosmos.Nesse tempo de iguais, a filosofia surge como uma investigação da natureza, da natureza como a vemos. O homem da pólis precisa de respostas que estejam ao alcance de suas vidas, de respostas racionais para os seus problemas cotidianos. Mais que isso, ele precisa da razão para poder discutir e argumentar. A filosofia cria uma linguagem própria e rompe totalmente com mito. Os primeiros filósofos explicam o mundo de maneira completamente oposta ao mito, tendo como base o logos, a razão. Eles explicam o mundo a partir dele mesmo, sem buscar os deuses que estão no exterior.BibliografiaVERNANT, J.P., As Origens do Pensamento Grego, Rio de Janeiro, Ed. Bertrand Brasil, 1992.
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