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Logística EMPRESARIAL: ASPECTOS HISTÓRICOS E FUNDAMENTOS
(Eraldo Bivar Mollulo Junior)

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Segundo Ching (1999, p. 15), o atual conceito
de logística existente é utilizado desde a década de 40, quando foi apresentado
pelas Forças Armadas Norte-Americanas, que se relacionava com todo o processo
de aquisição e fornecimento de materiais durante a Segunda Guerra Mundial. O conceito de logística
continuou sendo empregado pelos militares americanos, com o intuito de atender
aos objetivos de combate daquele tempo.



Na época, para o avanço de
suas tropas, os generais necessitavam ter, sob seu comando, uma equipe que
ministrasse a condução, na hora certa, de munições, mantimentos, equipamentos e
suporte médico para o campo de batalha.



De acordo com Ballou (2001, p. 23),
logística é a parte do gerenciamento da cadeia de abastecimento que planeja,
implementa e controla o armazenamento eficiente de matérias-primas, materiais
semi-acabados e produtos acabados e de todas as informações relativas desde a
origem até o ponto de consumo, cujo objetivo é o de atender as exigências de
cada cliente.



Ching (2001, p. 29) diz que,

A
logística empresarial trata das atividades de movimentação e armazenagem que
facilitam o fluxo de produtos do ponto de obtenção da matéria-prima até o ponto
de consumo final assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em
movimento com a finalidade de providenciar níveis de serviços adequados aos
clientes com um custo razoável.



Na logística empresarial a melhor
forma de se ter um crescente nível de rendimento nos serviços de distribuição
aos clientes e consumidores, é por meio de planejamento, organização e
controles efetivos para as atividades de movimentação e armazenagem que visam
facilitar o fluxo de produtos. Isso mostra que as organizações estão
interessadas em dirigir com sistemas logísticos que reúnam variadas atividades
pautadas ao processo de produção e distribuição de produtos e serviços aos
clientes finais.

Dentre
estas mudanças várias alternativas surgem para a prática destas atividades nos
dias atuais, no qual é possível destacar o diferencial na oferta de serviços e
produtos, e a facilidade para se agregar estes serviços no planejamento
logístico, cujo objetivo é o de oferecer sua contribuição na elaboração de
diretrizes que influenciam no desenvolvimento das atividades logísticas, a qual
se pode destacar a melhora no nível de serviço oferecido aos clientes (BALLOU,
2001, p. 29).



Observa-se
que, desde a Segunda Guerra Mundial, a logística tem evoluído continuamente,
sendo atualmente um dos elementos indispensáveis na tática competitiva das
empresas e, em um sentido mais amplo, das economias de países participantes do
comércio internacional.



Com base nessa ferramenta gerencial,
as organizações inseridas no contexto global têm investido na ampliação de suas
atividades logísticas no ambiente interno e externo à suas operações, face à
constante inovação dos processos empresariais e consumidores mais exigentes e com necessidades
diferentes a serem atendidas. Por este motivo é que as empresas vão à busca de
novas formas de gestão de seus negócios, que lhe possa garantir a fidelização
dos parceiros e clientes (BALLOU, 2001, p. 27).



Para que esta fidelização aconteça, é
necessário que o processo logístico comece a partir do momento em que se faça a
escolha certa das parcerias com fornecedores, promovendo a via de distribuição,
vindo assim, a atender as necessidades do cliente final.



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