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Gerenciando o tempo do ciclo do pedido
(Eraldo Bivar Mollulo Junior)

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Elemento básico no
gerenciamento de qualquer processo logístico, o tempo de entrega de um produto
ao cliente, a partir da sua compra, não pode ser desconsiderado no momento em
que o planejamento dos processos logísticos de uma empresa é realizado.



Sobre o tema, Ballou
afirma que, "a través dos elementos básicos dos serviços ao cliente, o
profissional da logística consegue controlar o tempo do ciclo de
pedido ou de serviço no qual este tempo de ciclo de pedido é definido como o tempo decorrido entre o momento de pedido
do cliente, a ordem de compra ou requisição do serviço, e aquele da entrega do
produto ou serviço ao cliente. O ciclo do pedido abrange todos os eventos
mensuráveis em tempo do prazo total para a entrega de uma encomenda. Quanto aos
seus elementos independentes de um ciclo de pedido, estes são os tempos de
transmissão, do processamento e montagem, da disponibilidade de estoque, do
tempo de produção e tempo de entrega" (BALLOU, 2006, p. 26-27).



O tempo do
prazo de entrega total de uma mercadoria pode ser controlado diretamente ou
indiretamente através da escolha e do projeto dos métodos de transmissão de
pedido, das políticas de estocagem, dos procedimentos de processamento de
pedidos, dos modais de transporte e dos métodos de programação.



Em termos
gerais, o ciclo do pedido é composto de três partes:

Tempo de
transmissão do pedido: pode ser composto
por diversos elementos, dependendo dos métodos, usados para programação do
pedido. Por isso da importância de se ter preenchido no ciclo de pedido, o
tempo do cliente ou o intervalo entre as visitas a ele feitas pelo vendedor. Há
ainda o prazo de processamento e montagem.
O processamento de pedido: inclui atividades como preparar a
documentação de embarque, atualizar registros de estoques, coordenarem a
liberação de crédito, checar os pedidos para verificar eventuais erros,
atualizar os clientes e os setores da empresa envolvidos no negócio quanto à
situação do pedido e encaminhar informações aos setores de vendas, produção e
contabilidade. Montagem expressa no
pedido: deve-se incluir o tempo necessário à liberação do embarque para o
despacho desde a recepção do pedido e a disponibilização dessa informação para
o armazém ou setor de despacho. Isso exige encontrar a separação do pedido no
estoque, movê-los para a área de despacho, qualquer tipo de embalagem ou
pequeno ajuste de manufatura, e a consolidação com outros pedidos de destino
semelhantes. Quando não houver disponibilidade de estoque, o processamento
poderá incluir a produção (BALLOU, 2006, p. 28-30).



Porém, de acordo com Plantullo, o processamento e a montagem do pedido ocorrem simultaneamente e se superpõem com
o processamento apenas à frente da montagem, devido à verificação de erros ao
trabalho burocrático inicial. Quanto à disponibilidade de estoques, estas podem
se realizadas simultaneamente com as operações de montagem. A disponibilidade
de estoques está refletida de forma significativa no tempo total do ciclo do
pedido, pois freqüentemente força os fluxos de produtos e de informações a
ocorrer fora do canal estabelecido. O que se identifica como canal estabelecido
é aquele onde o abastecimento dos clientes se dá por intermédio de um armazém,
caso não exista disponibilidade, pode-se usar um segundo canal de distribuição
(PLANTULLO, 2005, p. 44).



Agora, caso estes dois canais sejam
insuficientes ou não existam, pode-se preparar uma ordem de produção no qual a
mercadoria originada é entregue diretamente pela fábrica ao cliente. Porém, há
ainda outros sistemas viáveis que apóiam o entorno de mercadorias de um armazém
secundário para atender aos pedidos pendentes ou simplesmente a retenção dos
pedidos no ponto principal de estocagem (PLANTULLO, 2005, p. 45).



E continua, o profissional de logística deve ser capaz de controlar de forma direta o tempo
de entrega, tempo este exigido para transferir a encomenda do ponto de
estocagem até o ponto do cliente. Isso às vezes inclui o tempo de carregar na
origem e de descarga no destino. Assim, qualquer que seja o cliente, o tempo de
recebimento de um pedido é registrado em termos de uma distribuição de frequência
bimodal do tempo (PLANTULLO,
2005, p. 46).



A distribuição de frequência é o
resultado das distribuições independentes de cada um dos elementos do ciclo do
pedido. O tempo do pedido pode ser registrado quantitativamente em termos
estatísticos usuais como a média, o desvio-padrão e a forma da distribuição de
frequência.

Silva (2006, p. 19)
apresenta alguns padrões de serviços importantes para se fazer um pedido:

Ciclo
do pedido; Disponibilidade
de estoque; Restrições
quanto ao tamanho do pedido; Facilidade
de colocação do pedido; Frequência
de entrega; Confiabilidade
da entrega; Qualidade
da documentação; Pedidos
entregues completos; Informações
sobre a posição dos pedidos.

E complementa, a logística pode apresentar impactos significativos e vantajosos
no mercado competitivo e o que interessa durante a competição entre as
organizações é que a resposta sobre os serviços e produtos oferecidos ao
cliente possa vir com mais rapidez, pois há uma redução contínua no ciclo de
vida dos produtos existentes (SILVA, 2006, p. 20). As organizações passam por
mudanças constantemente e devido a este fato, muitas vezes são forçadas a
competir com base na disponibilidade consistente dos produtos, uma distribuição
mais rápida e com mais confiança. Neste ambiente pode haver o compartilhamento
de informações, que pode reduzir a incerteza em relação à cadeia de suprimentos
e um gerenciamento mais rápido e ágil.



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