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Marketing: Conceito
(Eraldo Bivar Mollulo Junior)

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Uma função extremamente valorizada em todos
os mercados hoje, a palavra marketing pode assumir diversos significados,
dependendo da forma como é aplicada.



Sobre o desenvolvimento do marketing nas
organizações, historicamente notam-se diferentes conceitos, pois suas
características foram se moldando e evoluindo com o passar dos anos. Em uma
breve revisão histórica, Cundiff (1977, p. 12) diz que eram consideradas
atividades de marketing aquelas relacionadas com os esforços da organização
para estimular a demanda e atendê-la. Mais recentemente, Dias (2006, p. 39)
define marketing como a função empresarial que cria valor para o consumidor e
gera vantagem competitiva, por meio de variáveis (produto, preço, comunicação e
distribuição). Já dentre os conceitos atuais, tem-se que o “marketing é uma
função organizacional e um conjunto de processos para se criar, comunicar e
transmitir valores aos clientes e delinear seu relacionamento com a empresa”
(BELCH; BELCH, 2008, p. 76).



Para Ogden (2008, p. 1), o conceito de
marketing



[...]estabelece que uma empresa deve
satisfazer os desejos e necessidades do consumidor em troca do lucro. Em outras
palavras, que a empresa ou organização deve direcionar todos os seus esforços a
fim de dar a seus clientes serviços e produtos que eles desejam ou necessitam.
Fazendo isso, a empresa deixa seus clientes felizes, o que se traduz no aumento
das vendas e dos lucros.



O mesmo autor cita ainda que,



“[...]o conceito de marketing vai
além da satisfação do cliente. Repensar continuamente a definição deste
conceito ajuda a empresa a expandi-lo: a expressão ‘satisfazer as necessidades
do cliente’ é substituída por ‘gerar valor para o cliente’, e para que isso
aconteça é necessário ‘superar as expectativas do cliente’. [...] Algumas
empresas que entenderam este conceito tiveram muito sucesso, pois definiram um
nível de expectativa a oferecer, e então deram aos seus clientes mais do que
esperavam” (OGDEN, 2008, p. 2).



A partir do momento em que o profissional de
marketing entende as necessidades dos clientes, desenvolve produtos e serviços
de qualidade que ofereçam valor superior, define preços, distribui de forma
eficiente os produtos e os promove eficazmente, estes produtos serão vendidos
com facilidade, e a cadeia do marketing estará completada (KOTLER, 2007, p. 4).



Diante de todos estes conceitos, fica claro
que, mais do que vender, o marketing provoca a criação de valor perante o
consumidor, que busca além e um produto de qualidade, uma alternativa para
satisfazer suas necessidades, sejam elas visíveis ou não, e que quando a
organização entende e aplica esta fórmula, o resultado será sempre positivo
para seus stakeholders[1].









[1] Stakeholders: Termo em
inglês (tradução: parte interessada) que denota todas as pessoas ou
organizações que tenham interesse ou sejam afetadas, direta ou indiretamente,
pelo negócio.



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