| Marketing: Conceito
 (Eraldo Bivar Mollulo Junior)
 
 
 Uma função extremamente valorizada em todos
os mercados hoje, a palavra marketing pode assumir diversos significados,
 dependendo da forma como é aplicada.
 
 
 
 Sobre o desenvolvimento do marketing nas
 organizações, historicamente notam-se diferentes conceitos, pois suas
 características foram se moldando e evoluindo com o passar dos anos. Em uma
 breve revisão histórica, Cundiff (1977, p. 12) diz que eram consideradas
 atividades de marketing aquelas relacionadas com os esforços da organização
 para estimular a demanda e atendê-la. Mais recentemente, Dias (2006, p. 39)
 define marketing como a função empresarial que cria valor para o consumidor e
 gera vantagem competitiva, por meio de variáveis (produto, preço, comunicação e
 distribuição). Já dentre os conceitos atuais, tem-se que o “marketing é uma
 função organizacional e um conjunto de processos para se criar, comunicar e
 transmitir valores aos clientes e delinear seu relacionamento com a empresa”
 (BELCH; BELCH, 2008, p. 76).
 
 
 
 Para Ogden (2008, p. 1), o conceito de
 marketing
 
 
 
 [...]estabelece que uma empresa deve
 satisfazer os desejos e necessidades do consumidor em troca do lucro. Em outras
 palavras, que a empresa ou organização deve direcionar todos os seus esforços a
 fim de dar a seus clientes serviços e produtos que eles desejam ou necessitam.
 Fazendo isso, a empresa deixa seus clientes felizes, o que se traduz no aumento
 das vendas e dos lucros.
 
 
 
 O mesmo autor cita ainda que,
 
 
 
 “[...]o conceito de marketing vai
 além da satisfação do cliente. Repensar continuamente a definição deste
 conceito ajuda a empresa a expandi-lo: a expressão ‘satisfazer as necessidades
 do cliente’ é substituída por ‘gerar valor para o cliente’, e para que isso
 aconteça é necessário ‘superar as expectativas do cliente’. [...] Algumas
 empresas que entenderam este conceito tiveram muito sucesso, pois definiram um
 nível de expectativa a oferecer, e então deram aos seus clientes mais do que
 esperavam” (OGDEN, 2008, p. 2).
 
 
 
 A partir do momento em que o profissional de
 marketing entende as necessidades dos clientes, desenvolve produtos e serviços
 de qualidade que ofereçam valor superior, define preços, distribui de forma
 eficiente os produtos e os promove eficazmente, estes produtos serão vendidos
 com facilidade, e a cadeia do marketing estará completada (KOTLER, 2007, p. 4).
 
 
 
 Diante de todos estes conceitos, fica claro
 que, mais do que vender, o marketing provoca a criação de valor perante o
 consumidor, que busca além e um produto de qualidade, uma alternativa para
 satisfazer suas necessidades, sejam elas visíveis ou não, e que quando a
 organização entende e aplica esta fórmula, o resultado será sempre positivo
 para seus stakeholders[1].
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 [1] Stakeholders: Termo em
 inglês (tradução: parte interessada) que denota todas as pessoas ou
 organizações que tenham interesse ou sejam afetadas, direta ou indiretamente,
 pelo negócio.
 
 
 
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