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Estudo sobre o Positivismo de Augusto Comte
(Márcio Bitencourt Ramires)

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Pai do Positivismo e principal idealizador da
Sociologia, ciência que tem como estudo as sociedades, principalmente na época
em relação a sociedade Europeia que vinha emergindo no avanço tecnológico
industrial do século XIX.Auguste Comte nasceu em uma cidade no interior da França
chamada Montpellier, em 19 de Janeiro de 1798.

A convivência com sua família nos primórdios de sua
juventude era repleta de conturbadas discussões, que em determinado momento o influenciou
no desenvolvimento de sua obra.

No ano de 1814, Comte ingressou na Escola Politécnica de
Paris, partir de seus estudos obteve grande influência por seus filósofos, na
orientação de seu pensamento positivista. A escola politécnica Francesa foi
fundada em 1794 após a Revolução Francesa baseando-se no desenvolvimento da
ciência e da técnica oriundos da Revolução Industrial.

Comte permaneceu por dois anos nesta escola e recebeu
influência de cientistas como Sadi Carnot, Lagrange e Pierre Simon de Laplace.
Após este período a Escola Politécnica da França foi fechada acusada de
Jacobinismo depois da derrota de Napoleão e da Santa Aliança.

Influência de “ideólogos” como Destutt de Tracy, Cabanis,
Volney entre outros filósofos e historiadores, culminaram como estopim para a
sua formação, trazendo em suas ideias pontos fundamentais para o
desenvolvimento de sua filosofia.

Em 1817 Comte se torna secretário de Saint-Simon que
também exerceu profunda influência na formação de seu pensamento filosófico. A
convivência com Saint-Simon acelerou o processo de desenvolvimento do
pensamento filosófico de Comte, mas ambos eram providos de um temperamento
muito adverso e Comte ao sentir-se independente de seu mestre,
intelectualmente, passou a discordar de suas ideias relativas a ciência e
reorganização da sociedade.

Após a separação dos filósofos, Comte se casou com
Caroline Massin, e como estava desprovido de salário vindo dos serviços prestados
a seu mestre, Comte passou a dar aulas particulares de matemática.





Em 02 de Abril de 1826, Comte inicia o “Curso de
Filosofia Positiva” os maiores nomes da época frequentavam as suas aulas que
eram lecionadas em sua própria casa, mas por questões de saúde, Comte teve que interromper
o curso logo em sua terceira aula.

Outras críticas e desafetos partidos de Comte junto à
escola Politécnica da França, o levou a perda de seu meio financeiro de
sobrevivência, levando desta forma a ser sustentado por amigos e admiradores de
sua ideologia.

Segundo Comte, a sociedade somente pode ser reorganizada
se houver uma reforma intelectual no conhecimento do homem, seguindo este
pensamento Comte se destaca de outros filósofos de sua época que estavam mais
preocupados em reformular as instituições de forma mais direta.

O sistema filosófico comteano se apresenta em três temas
básicos, filosofia da historia que tende a demonstrar o porque de como pensamos,
de uma certa maneira, isso seria a “filosofia positiva ou pensamento positivo”,
em seguida vem a fundamentação dos argumentos e classificação da ciência
utilizada que dever ser baseada na filosofia positiva e por ultimo o uso da
sociologia como método que irá determinar os processos de modificação da
sociedade, permitindo assim a reforma pratica das instituições.

Comte desenvolve em sua doutrina três etapas que se referem
ao caminho traçado pela sociedade no decorrer de seu desenvolvimento. Estas
três etapas ficaram conhecidas como a “lei dos três estados”.

A “lei dos três estados” de Comte são:

Teologia Metafísica PositivaNo estado da Teologia segundo Comte, o homem observa os
fenômenos naturais relacionados à vontade divina, ou seja, estes acontecimentos
são derivados da vontade dos deuses.

Este estado também é dividido em três períodos que são:

Fetichismo

PoliteísmoMonoteísmo

No Fetichismo o homem atribui ação e poder sobrenatural a
seres inanimados e animais.





O Politeísmo é a atribuição de poder sobrenatural somente
aos deuses que podem ser diversos de acordo com suas crenças.

E por fim o Monoteísmo que é a atribuição de poder
sobrenatural a um único deus.

O estado Metafísico se identifica na caracterização dos
acontecimentos naturais a ideias filosóficas, ou seja, o home passa obervar os
fenômenos naturais e a relaciona-los a ideias abstratas sem nenhuma comprovação.

O estado Positivo o homem ao observar os fenômenos
naturais, os mesmo se utilizam da ciência como meio para explicar os seus
acontecimentos, quando o estagio é atingido Comte deduz que, este é o maior
momento de desenvolvimento do ser humano que corresponde as “sociedades
industriais”.

No Positivismo a previsibilidade dos fatos é a finalidade
de qualquer ciência, ou seja. “ver para prever” esse é mais um lema do
pensamento positivista.Porém a sociologia positivista também prevê que o estado
de “previsibilidade cientifica” corresponde ao desenvolvimento tecnológico, e a
sociologia além de observar a sociedade e distinguir os fatores que a compõe
também tem como dever mostrar como poderia ser desenvolvida, desta forma o lema
do positivismo aumenta “ver para prever, a fim de prover”.

Segundo Comte o estado positivo se dá pela subordinação
da imaginação e argumentação a perspectiva da observação, abandonando os fatos
ocorridos nos fenômenos a partir dos estados Teológicos e Metafísicos,
entendidos como fenômenos observáveis. A busca por leis “imutáveis” pelos
antigos gregos, ocasionaram na criação da astronomia e da matemática, este
método reaparece na modernidade com Bacon, Galileu e René Descartes, que para
Comte foram os “fundadores da Filosofia Positiva”.

Comte em sua doutrina do positivismo se revela totalmente
contra conflitos armados, revoluções drásticas e outras manifestações que
tendem a querer alcançar o desenvolvimento, ou o progresso, se utilizando de
métodos rudimentares e impactantes. Comte defende a ideia de que, para se obter
uma revolução, ou, alcançar o desenvolvimento sociológico é preciso seguir uma
ordem, para assim ter um progresso. Desta forma um dos lemas da sociedade
positivista é “Amor por princípio e Ordem por base; Progresso por Objetivo”.

No Brasil o positivismo foi introduzido por Benjamim
Constant que se baseia apenas nas ideias positivista para idealizar o estado
Brasileiro, deixando de lado a Teologia e a Metafísica.

O Positivismo de Comte, foi adotado por diversas escola
da Europa, onde seu conceito era estudado e aplicado nas ciências jurídicas da
época, destacando diversos filósofos, que por sua vez foram influenciados
pela doutrina de Augusto Comte.



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