Momento ideal para troca de marcha.
(Tomate750)
Trocar marchas é uma das coisas mais triviais e repetitivas no ato de conduzir uma motocicleta, salvo raras exceções, como nos scooters que tem câmbio automático. Mas você sabe mesmo qual o momento ideal para trocar a marcha da sua moto?Uma troca de marchas feita de forma correta e no momento certo propiciará várias vantagens, tais como: melhor aproveitamento da força do motor, mais economia de combustível, menos poluição e menor desgaste dos componentes do motor, câmbio e transmissão, enfim vantagens inúmeras para um procedimento bem executado.Os mais experientes podem até pensar o por quê de se abordar um tema aparentemente tão singelo e quase “natural” de ser executado. Muitos costumam responder: - eu troca marchas “de ouvido”. O quê é bem compreensível, afinal muitas motos não são dotadas de conta-giros. Outros ainda costumam, na maioria das vezes, indicar um número: - eu troco nos 3000 rpm, por exemplo.Mas existe um “momento ideal” de troca de marcha? Resposta: Sim e varia para cada modelo de moto.Momento ideal de troca de marcha é aquele em que há o melhor aproveitamento das curvas de torque e potência de um motor, os quais estão indicados nas Especificações Técnicas do Manual do Proprietário. Por exemplo, uma Honda CG 150 Titan tem 1,45 Kgfm de torque máximo em 6500 rpm e 14,3 CV em 8500 rpm, portanto, nesta moto o ideal seria trocar as marchas em 8500 rpm ou sempre acima dos 6500 rpm. É compreensível que este simples ato não seja tão simples assim porque este modelo, assim como vários outros, não é dotado de contagiros, daí a troca “de ouvido”. O problema é que o ouvido pode estar “descalibrado” em relação ao ideal. Numa Kawasaki Ninja 250R o torque máximo de 2,24 Kgfm é alcançado em 8200 rpm e a potência máxima de 33 CV em 11000 rpm, portanto, a troca ideal seria numa rotação bem alta, entre os 8200 e os 11000 rpm. Já numa Yamaha XVS 950A MidNight Star o torque de 7,83 Kgfm é oferecido a 3000 rpm e a potência máxima de 53,6 Kgfm a 6000 rpm, ou seja, o momento ideal para esta moto encontra-se num nível de baixo regime, entre 3000 e 6000 rpm.Em várias motos existe uma luz chamada “shift light” que serve para sinalizar para o condutor este momento ideal de troca de marca. Este dispositivo normalmente é regulável e isto é feito tomando por base os picos de torque e potência que o motor apresenta. O shift light acende quando a rotação do motor atinge a rotação especificada para se executar uma troca.Agora, quando você for trocar de marcha, se a sua moto tem conta-giros, já sabe para o que ele serve e porque você deveria olhá-lo com mais atenção.
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