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Marketing viral construtivo
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Hoje, quando falamos em marketing viral vem em
nossa mente, facilmente, os principais vídeos que bombaram no youtube nas
últimas semanas. O tal “vírus” nos diverte e entendemos que a novidade,
irreverente ou chocante, realmente precisa ser passada a diante.

Esquecemos porém que o marketing viral pode se
tornar uma arma poderosa para sua empresa, desde que ele seja utilizado de uma
forma inteligente. O termo “viral” surgiu quando, no início do ano
2001, com e-mails gratuitos que convidada os leitores a experimentar o serviço
e fazer com que repassassem para terceiros, devido ao conteúdo criativo e
dinâmico, sem qualquer esforço extra dessa empresa.Com a proliferação dos
conhecidos spans, o marketing viral perdeu força pelo correio eletrônico e
passou a dominar as redes sociais, como Facebook, Orkut e Twitter. Para se entender a essência do viral é necessário
que estejamos conectados. Sua disseminação é semelhante a uma epidemia, que
passa de uma para 100 pessoas em questão de minutos, ou até mesmo segundos.

O que existe de fato no marketing viral é a troca
entre o consumidor que recomenda essa ideia e os receptores, que têm a vida
modificada pelo o que aquela ideia representa. Ou seja, se sua empresa oferecer um conteúdo
original pela internet, um serviço bem prestado e orientado, pode se
transformar em um marketing viral sem a necessidade real de se escrachar
determinados assuntos, para que gerem polêmicas e, assim, caiam nas graças do
internauta.

Assim, todos saem ganhando na disseminação de um
viral. Ao utilizar-se do viral numa estratégia de disseminação de uma mensagem,
é preciso observar que algumas pessoas têm mais chance de espalhar o vírus para
toda a sua rede.Os agentes contaminadores, que são o cerne da propagação de uma
idéia viral, devem ser identificados e sempre cortejados para que uma
estratégia de viralização funcione. Mesmo assim, a tarefa de se criar e ativar um viral
é bem mais difícil do que pode parecer.Agências, como uma agência de viagem,
por exemplo, e clientes geralmente não possuem um conteúdo interessante que
possa ser transformado numa mensagem que resulte num viral. É preciso da ajuda de um profissional, que trabalhe
com otimização de websites, para que sua empresa tenha
sucesso em se propagar na internet, sem correr o risco de criar uma campanha
inversa de marketing viral. O mesmo vírus que glorifica, também pode matar.

Confira todos artigos sobre marketing digital em www.marketingparainternet.com.br.



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