Como criar um cartão de visita eficaz em cinco passos.
()
Um
cartão de visita é
como uma janela para o seu website:
a informação deve ser organizada de
forma coerente e deve ser alcançada em apenas alguns cliques,
caso contrário os usuários irão mudar de
página.
E o
facto de se ter tão pouco espaço torna essencial essa comunicação pois o
resultado tem de ser atraente, transmitir o espírito da sua empresa e permitir
que este seja reconhecido facilmente.
Os
elementos essenciais a ter em mente são: o que comunicar, como o comunicar, para quem é que se deseja comunicar.
A criação de cartões de
visita é um processo que não requer muito esforço e se você não tem experiência
em design gráfico, poderá realizar o seu cartão sem ter de pagar a um designer
gráfico profissional.
Conteúdo
Em que é que se decidiu
focar? Ao responder a essa pergunta, poderá já organizar o seu trabalho de
acordo os critérios básicos do seu cartão: se deseja comunicar a sua
criatividade, tem de organizar o conteúdo de um jeito, se o seu objectivo é uma
comunicação corporativa, deve trabalhar a informação de outra maneira.
A marca e a cor
O seu logotipo
representa a sua empresa/actividade, então pense numa maneira original e nas
cores necessárias que poderá utilizar; crie um logotipo com a intenção de
reutiliza-lo para toda a sua imagem corporativa (papel de carta, cartões de
visita, blocos de notas, etc..); existem websites gratuitos que em poucos
cliques o permitem criar o seu.
Insira o seu logotipo no
centro do seu cartão de visita e talvez separe-o por uma linha onde terá depois
as informações relativas à sua pessoa como: nome, sobrenome, endereço, telefone
e endereço de e-mail.
Se tiver, coloque também
o endereço do seu website e as suas qualificações profissionais, e talvez os
logotipos das redes sociais onde os seus clientes o possam encontrar.
Poderá também optar por
colocar o seu logotipo na frente dos seus cartões de visita e as suas
informações na parte de trás, assim na frente poderá ampliar o seu logotipo e
torna-lo mais visível.
O tipo de letra
Escolha entre as várias
fontes disponíveis (nós aconselhamos a Arial ou a Helvetica) e considere atentamente
a sua dimensão para que a leitura da sua informação seja clara. Atenção ao
espaço entre as letras e também ao espaço da entrelinha pois uma distância
correcta dará um aspecto polido e organizado ao seu cartão.
Dimensões
Observe o espaço
disponível no seu cartão para trabalhar a sua informação; os formatos dos cartões
de visita varia entre um mínimo de 8x5cm e um máximo de 9x5cm mas existem
também formatos menos clássicos como o 5x5cm; escolha o seu formato em função
do seu conteúdo, do tamanho do seu logotipo e do tamanho da sua letra.
Escolher o tipo de orientação que deseja para o seu cartão
de visita: horizontal ou vertical?
Dependendo de como
quiser organizar o espaço no seu cartão, lembre-se sempre que o objectivo é sempre
comunicar algo! No caso de ser um criativo, o seu logotipo terá uma função predominante
e o formato 5x5cm poderá ser ideal para centra-lo. Imprima o seu cartão tendo
em mente aqueles que irão receber os seus cartões de visita. Se a sua
comunicação é corporativa, um formato clássico horizontal poderá ser o ideal
para o seu caso.
Resumos Relacionados
- Http://adriloaz.blogspot.com
- Ter Um Logotipo De Sucesso é Fundamental?
- CartÃo De Debito Cuidado
- CartÃo De CrÉdito - Normativa 024/2008
- Logos Em Várias Formas E Estilos
|
|