A Educação e o Saber Eclético
(itamarps)
Durante muito tempo só o saber sistematizado das instituições
escolares era valorizado pela sociedade em geral. Este panorama tem
mudado gradualmente com a valorização do currículo oculto, aquele que o
aprendente traz para sala de aula. Isto aconteceu principalmente pela
transição do ensino tradicional, em que o professor era o centro do
processo de aprendizagem com aulas expositivas, preocupação exagerada em
fazer exercícios de repetição para que o aluno decorasse a lição
reproduzindo os conhecimentos transmitidos, sem reflexão dos conteúdos
abordados, sem que o aprendente internalizasse o assunto como é feito em
uma educação
contextualizadora, libertadora, interacionista. Em que o aprendente e o
ensinante dialogam buscando juntos construir o conhecimento
Com a internet, os cursos livres e todas as outras formas de
aprendizagem o saber ficou mais democrático, podendo acontecer de várias
formas e usando métodos diferentes de aprendizagem que podem ser
complementares. Nada impede que um professor use procedimentos
tradicionais junto com procedimentos progressistas, o que na prática
acaba ocorrendo muitas vezes ,em sala de aula.
A aprendizagem poderá ocorrer em grupos de estudos que tenham
interesses em comum, pode ocorrer na modalidade ensino a distância ou
presencial. Com a finalidade de alcançar objetivos pessoais,
conhecimentos para fazer um concurso público, um emprego estável, uma
colocação melhor na carreira. Aprender mais e melhor, com uma
metodologia contextualizada, preocupada com o meio ambiente e a
responsabilidade social.
Enfim, a aprendizagem, o saber diversificado, o conhecimento
holístico (mais amplo), a fortificação da civilidade do ser pelo
conhecimento com base humanística deve fazer parte da rotina de nossos
aprendentes com a orientação de professores preparados e bem
remunerados. Só assim teremos uma população em condições de manter o
crescimento social e econômico do país.
Resumos Relacionados
- Ensino, Pesquisa E Aprendizagem
- Professores Reflexivos Em Uma Escola Reflexiva
- Principios Da Teoria De Ensino / Apredizagem (resumo)
- Construtivismo: Limites E Possibilidades
- M-learning: Aprendizado Móvel Na Nova Economia Digital
|
|