História das idéias pedagógicas no Brasil
(Dermeval Saviani)
Com o advento do regime militar, o grande objetivo perseguido pelo governo , era o desenvolvimento econômico com segurança , a baixa produtividade do sistema de ensino , índice de atendimento , índice de evasão e repetência era considerada um entrave que necessitava ser removido , modelo econômico associado-dependente, estreito os laços do Brasil com os Estados Unidos, importava modelos organizacional preparação de mão-de-obra meta de elevação geral da produtividade do sistema escolar organização racional do trabalho [Taylorismo, fordismo],enfoque sistêmico controle do comportamento [behaviorismo] configuraram ``pedagogia tecnicista construção da nova corrente pedagogia a figura de Valmir Chagas .Em 1967 o valor econômico da educação , de Theodor Schultz .E em 1973 com o titulo o capital humano:investimento em educação e pesquisa. No mesmo ano [1967] coletânea desenvolvimento, trabalho e educação. [Cepal] , [OEA] ,[UNESCO] , [ONU] , [OIT], [FAO].Em 1970 editou-se o livro de Frederick Taylor , Princípios de administração cientifica.Em 1970 Skinner , ciência e comportamento humano. Skinner 1972, o livro Tecnologia do ensino.Tecnologia do ensino se ocupe principalmente rente com o comportamento do aluno , existem outras figuras uma analise experimental ensinam pesquisa administram estabelecem a política educacional mantêm a educação estas pessoas estão sujeitas a contingências de reforço. 1972 taxionomia dos objetivos educacional, ``domínio cognitivo ``domínio afetivo.Taxionomia-Classificação especialmente de animais e plantas, empenho dos autores é transpor essa forma de classificação para tratar o ser humano como um organismo, enfocando seu comportamento não consciência em torno da aprendizagem, motivação emoção. A tarefa da taxionomia dos objetivos educacionais enunciá-los em temos operacionais isto é traduzi-los em comportamento expressos por verbos ações não atos de consciência caso da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, números 93, de Janeiro/Março 1964, trás um conteúdo que apontam direção da pedagogia tecnicista a preocupação com as relações entre educação e o modelo empresarial ``Ginásio moderno” , que trata dos ginásio orientados para o trabalho [ginásio vocacionais].O numero 104, de outubro/dezembro de 1996, contém “métodos ativos e recursos audiovisuais”. E o numero 108 de outibro/dezembro de 1967, instrução programada e um sobre TV educativa.O Número 110, de abril/junho de 1968 divulga um artigo de Paulo Novais, “Um modelo econômico para planejamento de educação”; o numero 116, outubro /dezembro de 1969 à TV educativa; o numero 119 de julho/setembro de 1970, centra-se na economia da educação (custos e financiamento da educação) números 120, de outubro/dezembro de 1970, dedicado ao ensino técnico e de novo a TV educativa, e a numero 123 de 1972 a implantação da reforma. Os números 126 a 140 de 1976 temas mais típicos da tendência tecnicista. Os temas tratados foram: criança carente; educação do excepcional; pós-graduação; criatividade-arte/educação; ensino supletivo; arte/educação e lazer; avaliação; educação e emprego; tecnologia educacional; educação do superdotado; e pré-escola.A Base ideológica do escolanovismo, o liberalismo, é a mesma da pedagogia tecnicista, a padronização e homogeneidade são necessárias para seu funcionamento. Presentemente, cada situação educacional é uma e só pode ser comparada com ela própria. 2. Valnir chagas e as reformas do ensinoA Incorporação das idéias pedagógicas tecnicista começaram com o ensino superior . Valnir Chagas baixou-s o Decreto-lei n. 53, de 18 de novembro de 1966 decreto-lei, o de n. 252, de 28 de fevereiro 1967, Lei n. 5.540, promulgada em 28 de novembro de 1968Conforme Florestan Fernandes, reforma universitária consentida, o projeto de reforma universitária precisava responder a duas demandas contraditórias; a abolição da cátedra e a autonomia universitária, Instituindo o regime de créditos a matricula por disciplina, curta duração .Entre a aprovação da lei e a imposição do decreto, houve o Ato institucional n : o caráter ditacional do regime agora se impunha, sob a égide da estratégia do “autoritarismo triunfante” (Saviani, 2006b, PP. 107-129)Chagas organizou o SENAC do Ceará, foi o diretor por 5 anos , foi o professor da faculdade de educação do Ceará e de Brasília, foi membro do CFE, elaborou praticamente todos os pareceres. Em 1965 fez especialização nos EUA e em 1969 na Inglaterra.Procurando justificar a eliminação da vinculação de recursos para a educação, que fora iniciada com a constituição de 1934, alegando que se tratou de medida geral de disciplina financeira não restrita à educação, ocultando o fato de que o orçamento do MEC despencou nesse período caindo de 12% a 4,31% em 1975. Mantendo um visão otimista e uma crença, de certo modo evolucionista.Valnir Chagas cumpriu sob medida o papel de ideológico educacional do regime militar. A sua figura discrepa significativamente daquela de Anísio Teixeira, em que pesem os eventuais pontos em comum .Valnir Chagas ao assumir o enfoque sistêmico adotar os princípios gerias da eficiência, racionalidade e produtividade “Máximo resultado com o mínimo dispêndio”.A organização curricular baseada nos princípios específicos de integração, flexibilidade, continuidade-terminalidade, racionalização- concentração, estava no âmbito da pedagogia tecnicista.Segundo Soares; Uma tecnologia de ensino determinista em predição e controle eficiência e produtividade.Passando assim a uma educação, ensino e escola, passam a ser concebidos como investimento. Buscando assim a maior qualidade e menos custo.
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