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A FILOSOFIA ILUMINISTA
(CASSIER; Ernest)

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O
pensamento da Era do Iluminismo



·
O século XVIII é o século da Filosofia,
é a época em que a ciência da natureza adquire novas riquezas e uso de um novo
método de filosofar; o que excitou no homem uma certa elevação de idéias.



·
Assim como D´Alembert sentiu-se
empolgado pelo conhecimento de seus próprios atos, a autoconsciência e a
previsão intelectual; o homem que usa essa linguagem filosófica a fim de
retornar à sua origem será o cientista mais respeitado de seu tempo- progresso
intelectual e qualitativo



·
O iluminismo buscava a multiplicidade do
saber com sentimento para “concentrá-lo”; ou seja, os caminhos divergem, mas
essa divergência nada tem de dispersão. Sendo a “razão” o ponto de encontro
entre a expansão e expressão desse século.



·
O século XVIII renunciou a forma de
“dedução” e de explicação sistemática (sistema filosófico); dando lugar a uma
forma dotada de mais liberdade. Assim, o discurso do método de Descartes será
substituído pela análise newtoniana, propondo este último senão a ordem e a
legalidade perfeita da realidade empírica.



·
D´Alembert estabeleceu novos vínculos
entre o espírito positivo e o espírito racional( idéias realizáveis), em
contraponto ao dogma do “espírito de sistema”; deixando a razão desenvolve-se
pelo conhecimento crescente dos fatos.



·
O mundo deve encontrara lógica dos
fatos, no caminho da ciência, para estabelecer a reciprocidade entre “sujeito”
e “objeto”.



·
Newton formulou a cosmologia, confirmando a exatidão matemática de Kepler e a
intuição imediata da natureza; cruzando a partir daí, os métodos de “resolução”
e “composição”. Sendo assim, sua teoria reduziu-se à lei da queda livre e à do
movimento centrífugo; sintetizando suas idéias em um único princípio
inteligível.



·
Para os grandes sistemas metafísicos do
séc. XVIII, a razão é a região das verdades eternas, á s quais são comuns ao
espírito humano e divino. Já no séc. XVIII, a razão desliga o espírito de todos
os fatos, crenças e tradições; esta por sua vez, não está ligada à possessão,
mas à sua forma de aquisição.



·
O século XVIII partiu em busca da
fronteira entre o espírito matemático e filosófico, a fim de satisfazer ambas
em suas oposições, analisando-as em suas diversas operações psíquicas.



·
Montesquieu quis mudar o equilíbrio
instável do Estado, para em seu equilíbrio recíproco (governo misto não
despotista) pudessem deixar à liberdade o mais vasto campo possível.



·
O pensamento filosófico do séc. XVIII
era “conhecer” a multiplicidade dos elementos, colocando-os em reciprocidade a
fim de totalizarem-se em uma regra constante e geral.




































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