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Porque (Não) Ensinar Gramática Na Escola
(Sírio Possenti)

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Sírio Possenti em sua obra “Por que (não) ensinar gramática na escola” nos introduz conceitos essenciais a alunos do curso de Letras. Conceitos que não são novos, mas necessários ao conhecimento básico de qualquer graduando desta área.Neste livro, dividido pelo autor em duas partes, primeiramente nos é explicitado conceitos relacionados ao campo da linguística e ao papel do professor em relação a sua postura no ensino de Língua Materna. É discorrido sobre gramática, conceitos de língua e como o conceito de língua e gramática adotado pelo discente influenciam um ao outro no ensino dentro de sala. O autor aborda também sobre o ensino da gramática normativa em sala de aula e que os elementos exteriores a esta gramática, como variação linguística e preconceito linguístico são fatores que influenciam na aplicação efetiva de metodologias eficazes ao domínio da língua materna e são desconsiderados na gramática normativa. Possenti tem seu posicionamento contrário ao atual ensino da gramática da norma padrão, pois segundo seu ponto de vista a forma que ela é ensinada tradicionalmente nas escolas, em nada auxilia o aluno a ter autonomia em nível textual da língua materna. Na segunda parte do livro, o autor discorre sobre as três principais visões do conceito de gramática: gramática normativa, descritiva e internalizada. Que cada conceito vem agregado a concepção de língua que o docente possuí, pois, dependendo da concepção aceita pelo docente isto influencia em seu ensino da língua materna em sala de aula. Com esta obra de Possenti relembramos, ou mesmo, aprendemos princípios básicos da linguística relacionada ao ensino, o próprio autor afirma: “[...]Não se trata de aumentar o conhecimento técnico de ninguém a respeito do português. Trata-se de um conjunto de princípios, um tanto dispares entre si (as tarefas de ensino exigem que se compatibilizem conhecimentos díspares), destinado mais a provocar reflexão do que a aumentar o estoque de saberes. (p. 14)” Creio que a obra Possenti agrega novos saberes ao leitor, pois os temas abordados como variação linguística e preconceito linguístico levam ao leitor refletir sobre seu posicionamento em sala de aula; seja identificando estes fatores em sala, seja refletindo seu posicionamento em sala diante destes fatores. A ideia proposta por Possenti de que seja abolido o ensino da norma padrão em classe nas séries iniciais é extremista, creio que o ensino gramatical contextualizado ainda seja de grande valor em sala, cabe ao professor refletir em sua prática para sair do modo tradicional de ensino da gramática, lembrando sempre que o aluno não é um ser vazio, mas sim um indivíduo com conhecimento já formado de sua língua materna conforme o próprio afirma em seu texto.



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