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Exilados da Infância
(Paulette Maudire)

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Sob o título de "EXILADOS DA INFÂNCIA" - "Relações Criativas e Expressãoi Pelo Jogo na Escola", PAULETTE MAUDIRE, Instrutora em Educação Corporal numa escola normal de professores de 1° Grau, deparou-se com uma crise, que a forçoi a encarar as condições que a tinham conduzido a esse estado de insatisfação e sofrimento profundos. Este livro decorreu de uma busca de mudança em profundidade. Trata-se de uma obra exemplar, porque, ao contrário do que ocorre com a literatura habiitual, onde a conceitualização e a teorização são prévias ao estudo concreto, nesta, a experiência é proposta como o lugar maior do ensino e sobre a realidade pedagógica. O trabalho tem por ponto de partida a recusa em colocar separações entre as atividades psíquicas, físicas e relacionais nas atividades escolares centradas no corpo. Busca unir as ocorrência afetivas, as emoções, inclusive seus bloqueios, com a motricidade, que se torna um ângulo singular e circunstancial. O trabalho é dirigido a uma criança, à criança em grupos, cujo crescimento global e integração devem ser favorecidos. A criança é acolhida com quaisquer que sejam suas dificuldades, inclusive as que se concretizam nos distúrbios do comportamento motor. Elas não são dissociadas do comportamnento global, como ainda ocorre em certas práticas de reeducação. Por seu lado, o corpo docente não fica restrito a um rígido programa educacional. Aqui, o professor é uma pessoa singular, integrada e consciente, em busca de um melhor bem-estar. A obra consiste em um projeto pedagógico em movimento, cujo centro é o respeito pela criança, por suas aptidões de ser vivo e criador na escola.Diversamente do que é usual na quase totalidade das obras, inclusive da área pedagógica, o livro inicia com a prática ('BRINCAR NA ESCOLA"), onde são relatadas as sessões de trabalhos com as crianças, e segue, em sua segunda parte ("TENTATIVA DE TEORIZAÇÃO DE MINHA PRÁTICA"), com os aspectos conceituais sobre "As necessidades da Criança", "A expressão", "O jogo", "Os suportes do jogo", "A expressão e suas linguagens", "A relação" (Amor, segurança e liberdade, a intervenção do adulto, agressividade e violência, autoridade...) e "Do ginásio á classe".Trata-se, efetivamente, de uma obra ímpar e exemplar.



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