"Educação e valores: pontos e contrapontos"
(Arantes; V.)
Sociedade,multiculturalismo e educaçãoFenómenos
como a globalização contribuíram para incrementar o multiculturalismo.
Consequentemente a sociedade atual caracteriza-se por uma forte diversidade
cultural e moral. Perante
esta pluralidade de culturas e pontos de vista morais, os cidadãos democráticos
enfrentam um novo desafio: como viver no seio desta diversidade?
Cabanas citado
por Patrício (2002) refere que:
En la sociedad preocupa, más que la
diversidad, «la desigualdad». Porque la desigualdad es la diversidad en las
ventanas sociales, cosa que supone unos priviligeados y unos desfavorecidos, y
el caso de estos últimos es visto ( por muchos y sobre todo por ellos mismos)
como un mal, como una injusticia, como un desorden (p.45).
É
portantonecessário encontrar estratégias que promovam o respeito pelas
diferentes culturas, consciencializem os cidadãos para a caracterização da
diversidade como riqueza e não como ameaça, e promovam a igualdade de
oportunidades entre as diferentes culturas permitindo, tanto quanto possível,
que uns não sejam privilegiados em relação a outros.
Como
poderemosconsciencializar os indivíduos para o respeito e aceitação da
diferença? O melhor instrumento será sem dúvida a educação. A escola tem um
papel fundamental na formação dos cidadãos pelo que o processo educativo não
poderá ficar à margem destas questões.
Por
um lado, sendo a educação um instrumento
de socialización y de promoción personal e social de los individuos (Cabanas
citado por Patrício,2002:46), poderá ser um meio para promover uma sociedade
mais justa para todos, independentemente das diferenças que possam existir,
através da igualdade de oportunidades. Para além disso, tendo um forte
contributo na formação dos cidadãos, o ensino poderá ter um papel
consciencializador e contribuir para que as sociedades do futuro sejam formadas
por indivíduos regidos pelo respeito e tolerância e pela valorização da
diferença.
A
garantiada igualdade de oportunidades passa pela garantia de que todos os
indivíduos tenham a mesma oportunidade de alcançar sucesso escolar e
consequentemente pessoal e profissional. Para que tal aconteça os professores
devem, perante uma população escolar no
seio da qual as minorias étnico culturais têm uma presença cada vez mais forte
e iniludível (Souta, 1997:37), promover uma educação que seja adequada para
todos, e ao mesmo tempo para cada um. Patrício (2002) refere que a escola deve promover uma educação que o
seja de cada pessoa, no respeito pela dimensão cultural também única dessa
pessoa e das respetivas liberdades intrínsecas (p.83).
Por
outrolado, a consciencialização dos alunos e a sua educação para a diversidade
permitirá que na sociedade do futuro, a convivência equilibrada e saudável, e
as interações entre indivíduos com diferentes crenças, sejam facilitadas. Para
que isto aconteça, a educação cívico-moral deverá ensinar os alunos a
conviverem no seio de todo este pluralismo.
A
educaçãodeverá contribuir para que os aprendentes desenvolvam atitudes de
respeito e tolerância pela diferença; para que procurem critérios morais
comuns, para que se estabeleça uma convivência tão harmoniosa quanto possível e
para que sejam capazes de dar resposta aos desafios morais com que se deparem
(Arantes, 2007). Esta construção de uma convivência equilibrada e saudável
entre pessoas/culturas/moralidades diferentes não é uma tarefa fácil e nem
sempre é cumprida com sucesso, no entanto é a chave para a garantia de um futuro
no qual as diferenças não sejam sinónimo de conflito e desigualdade.
Tendo
aescola um papel fundamental para a promoção da igualdade de oportunidades e
também na consciencialização dos indivíduos, é sem dúvida importante que os
professores se informem acerca deste assunto e que procurem dar resposta às
necessidades educativas que advém do multiculturalismo.
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