Políticas educacionais de uso das mídias na escola básica
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Na atual conjuntura global, é muito difícil encontrar
alguém que não tenha acesso a qualquer tipo de mídia, seja impressa ou digital.
A televisão despeja, todos os dias, em nossa mente, milhares de informações, e
cabe, apenas a nós, separar e buscar a versão mais real desses acontecimentos.
Partindo do pressuposto que a mídia é
extremamente tendenciosa, é muito fácil notar em alguns jornais e revistas, e
principalmente, na televisão, notícias destorcidas e a verdadeira versão
deixada de lado. Muitas vezes, isso ocorre porque a versão original não é tão
interessante quanto à divulgada. A mídia busca audiência, leitores e não a transmissão
da realidade.
Acredito que seja extremamente importante a
inserção das mídias nas escolas, ela é importante para que os estudantes compreendam e incorporem as novas linguagens, desvendem os seus códigos, dominem as possibilidades de
expressão e as possíveis manipulações. É importante que os alunos aprendam a
buscar a informação real, saibam separar a pseudonotícia da noticia verdadeira
e mantenham-se atualizados e aptos a discutir variados assuntos.
Cabe ao poder público propiciar projetos e
condições adequadas, para que os professores
trabalhem com as diferentes mídias na escola básica. Esse novo
conhecimento formará cidadãos polivalentes e corretamente inseridos no mundo
globalizado em que vivemos.O problemas que surge é o governo criar politicas para fazer com que os alunos aprendam a desvendar a mídia tendenciosa, o que é difícil, afinal, o principal motivo da mídia ser tendenciosa é, justamento, o próprio governo e essa política populista atual.
Geane Antonia Pazini
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