Pedagogia de Projetos Proposta Triangular
(Miriam Celeste Martins e Ana Mae Barbosa)
Novas perspectivas para o Ensino e Aprendizagem da Arte no Brasil
Relação entre a Pedagogia de Projetos, discutida nos textos
das pesquisadoras Miriam Celeste Martins e Christiane Caetano Martins
Fernandes, com a Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa.
Em
comparação a Proposta Triangula de Ana Mae Barbosa se resume em uma técnica
leitura de obras com conceitos estéticos e sua contextualização perante a quem
o estuda. O importante é essa base teórica com o fazer artístico, com a
experiência, com a prática, a vivência.
Esse
é o momento em que pode interagir com a obra, aplicando na prática os conceitos
estéticos e poéticos abordados durante a leitura e contextualização.
Em
comparação a Pedagogia de Projeto se resume situações didáticas que podem levar
a aprendizagem do aluno, a partir da sua participação, da formulação e da
resolução de problemas, da aquisição de novos conceitos e consequentemente da
construção de conhecimentos. O Projeto tem como intuito maior, construí
projetar, concretizar algo com um objetivo comum entre as parcerias envolvidas.
Informações interessantes e relação a
Proposta Pedagógica e Proposta Triangular
Em relação a Pedagogia de Projetos lidos nos links sugeridos pela Profa.
da disciplina , posso ressaltar características relevantes em sua prática.
Vejamos.
Observei em vista as situações didáticas que
podem levar a aprendizagem do aluno, a partir da participação, na formulação e
resolução de problemas. A adquirir novos conceitos e consequentemente da construção
de conhecimentos. A inclusão dos projetos na prática pedagógica docente pode proporcionar
dinamizar o espaço da escola, ao entender que os projetos são contrários aos
métodos tradicionais de ensino que trabalham os conteúdos de forma fragmentada, impossibilitando
a realidade do aluno. A proposta de trabalho por projetos ensina que o educando
começa a pesquisar partir de situações propostas, com o objetivo maior de
torná-lo sujeito ativo no processo de ensino e de aprendizagem, com vistas a
fazê-lo capaz de intervir criticamente na sociedade, cada vez mais complexa. O
Projeto tem como intuito maior, construí projetar, concretizar algo com um
objetivo comum entre as parcerias envolvidas. O professor deve passar as
informações pertinentes aos alunos para que se iniciar o processo de questionamento,
favorecendo reconstrução do
conhecimento.
Em
relação da Proposta Curricular de Ana Mae Barbosa. A Proposta Triangular de hoje
é a principal referência do ensino da
arte no Brasil, essa abordagem é a base da maioria dos programas em Arte-educação
em nosso país, construir conhecimentos em Arte
como. Contextualização histórica conhecer a sua contextualização histórica.
Fazer artístico fazer arte Apreciação artística saber ler uma obra de arte. O
importante é essa base teórica com o fazer artístico, com a vivência. Esse é o
momento em que pode interagir com a obra, aplicando na prática os conceitos
estéticos e poéticos abordados durante a leitura e contextualização.
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