BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Educação Física e Estratégias Pedagógicas com temas transversais: “Saú
(Elisabete Silva)

Publicidade
O objetivo desta
pesquisa é relatar experiências docentes que se pautaram pela intervenção de
temas em saúde e discuti-las à luz dos discursos existentes na área de Educação
Física, sobre o conceito de saúde BAGRICHEVSKY , 2006, fazendo um
deslocamento do plano meramente discursivo teórico e problematizando o conceito
de saúde, tendo como referência uma prática não plenamente discursiva as aulas
de Educação Física.

As re?exões tomaram por
base as atividades de ensino direcionadas ao público escolar do ensino básico
Fundamental I do sexo feminino e masculino, em uma escola pública 2013.













Caso 1 A caminhada até a praia

Atividade realizada com
alunos 9° anos, com faixa etária de idade 13 a 14 anos, foi elaborado um atividade
que é extremamente importante para o corpo.

Um dos conteúdos
abordados no período de estágio, aqui tomados como um exemplo ilustrativo foi a
caminhada. Para trabalhar esse conteúdo, apresentaram-se algumas condições
importantes para o ato de caminhar, como segurança, conforto, e delas partiram
questões especí?cas, como postura, gasto energético, etc. Foram explicados,
demonstrados e praticados também alguns alongamentos básicos a serem realizados
antes e depois da caminhada.

Foi uma aula
informativa divididas em 2 partes, e
sendo que a pratica da caminhada até a praia tem o trajeto de 15 minutos, sendo
sua duração de projeto agendada 1 vez
por semana com o término de um mês .

Essas informações
biológicas mais detalhadas aconteceram junto com conversas sobre como tornar o
exercício mais ou menos seguro e atrativo, com o alerta sobre a falta de
espaços públicos para o lazer na cidade e sobre as condições econômicas
necessárias para a realização dessa atividade.

A experiência realizada
com a caminhada tomou como base algumas sugestões feitas por Ferreira .FERREIRA, 2001 quando ele comenta sobre como trabalhar o conteúdo corrida,
englobando conteúdos de ?siologia, biomecânica, anatomia e nutrição condições
de hidratação para fazer o exercício, monitoramento da freqüência cardíaca,
associando a ele conteúdos da ecologia, da política, da sociologia, etc. e
trazendo, para serem discutidas, questões como a falta de segurança e as
condições ambientais poluição, além das condições de iluminação para a prática
de corridas e caminhadas.



Caso 2 A estratégia do filme: Super Size Me

Atividade realizada com
alunos das séries do 5, 6, 7, 8 anos, com faixa etária de idade 10 a 14 anos
. A utilização de equipamentos audiovisuais pode ser um elemento que contribui
para enriquecer as práticas pedagógicas e para tornar mais atrativas certas
informações, facilitando determinadas trocas de experiências na escola. Os
estudos da área de comunicação e educação e principalmente as críticas advindas
da chamada “pedagogia cultural” têm enfatizado que as escolas, de um modo geral.


Na experiência
realizada, tentou-se fazer essa aproximação com a cultura dos alunos através do
?lme Super Size Me . A escolha pelo ?lme se deu pela sua
relação com o tema da saúde e pelas supostas a?nidades com o público com o qual
se trabalhou. No ?lme, o protagonista alimenta-se durante um mês exclusivamente
por lanches do McDonald’s, fazendo uma crítica ao consumismo e à cultura alimentar
americana. Através do ?lme é possível analisar questões como o hábito
alimentar inadequado; o estilo de vida sedentário; a cultura da globalização e
homogeneidades alimentares; o papel e o comprometimento da mídia para com as
grandes corporações; a universalização das necessidades etc. O debate de tais
questões constitui-se em uma proposta que poderia facilmente extrapolar as
aulas de Educação Física e ser incorporada também por outras disciplinas. É
preciso ressaltar, no entanto, que os componentes pedagógicos propostos no foram
concebidos tendo por base quem seriam os alunos e qual a realidade por eles
vivenciada, não sendo, dessa forma, aplicáveis a qualquer escola pública.







Conclusão



Os casos relatados,
mostram infinidades de estratégicas , que orientam e principalmente fazem com
que os alunos re?itam ,e procure instigar ainda mais a opinião delas sobre
alimentação, importância de exercícios físicos, higiene,relação interpessoal, ou
seja uma uma melhor qualidade de vida.

A avaliação sobre as
estratégias de atividades como aquela em aulas de Educação Física cabe ainda
destacar que essa experiência talvez ajude a consolidar a posição de que é
possível trabalhar o tema saúde no ambiente escolar. É imprescindível, contudo,
que se leve em conta o fato de que a intervenção foi restrita a um pequeno
grupo de alunos e de que tal experiência deve, portanto, ser adaptada a outras
realidades, onde, talvez, não se obtenha o mesmo êxito. Por ?m, considera-se
que seria importante uma maior divulgação e socialização de experiências
pedagógicas similares a esta independente de seus resultados, a fim m de que
pudessem contribuir para ampliar e quali?car um pouco mais o debate e o desa?o
aqui lançado.



Resumos Relacionados


- Relatório

- O Estágio Na Formação De Professores: Unidade, Teoria E Prática?.

- O Futebol De Seis “quadrados” Nas Aulas De Educação Física

- Atletismo Em Três Modalidades

- Livros De Educação Física



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia