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Curso Administração de Marketing
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AdministraçãodeMarketing• Nunca se esqueça de que o objetivo central é aprender o conteúdo, e nãoapenas terminar o curso. Qualquer um termina, só os determinados aprendem!• Leia cada trecho do conteúdo com atenção redobrada, não se deixando dominarpela pressa.• Explore profundamente as ilustrações explicativas disponíveis, pois saibaque elas têm uma função bem mais importante que embelezar o texto, sãofundamentais para exemplificar e melhorar o entendimento sobre o conteúdo.• Saiba que quanto mais aprofundaste seus conhecimentos mais sediferenciará dos demais alunos dos cursos.Todos têm acesso aos mesmos cursos, mas o aproveitamento que cada alunofaz do seu momento de aprendizagem diferencia os “alunos certificados” dos“alunos capacitados”.• Busque complementar sua formação fora do ambiente virtual onde faz ocurso, buscando novas informações e leituras extras, e quando necessárioprocurando executar atividades práticas que não são possíveis de serem feitasdurante o curso.• Entenda que a aprendizagem não se faz apenas no momento em que estárealizando o curso, mas sim durante todo o dia-a-dia. Ficar atento às coisas queestão à sua volta permite encontrar elementos para reforçar aquilo que foiaprendido.• Critique o que está aprendendo, verificando sempre a aplicação doconteúdo no dia-a-dia. O aprendizado só tem sentido quando podeefetivamente ser colocado em prática.3SumárioCapítulo I – O que é Marketing1.1. A Evolução da Comercialização1.2. O Conceito de Marketing1.3. O Surgimento do Marketing no Brasil1.4. As Forças AmbientaisCapítulo II – O Comportamento de Consumo2.1. O Conceito de Mercado2.2. Os Tipos de Mercado2.3. O Mercado Consumidor2.4. Fatores que Influenciam o Comportamento de Consumo2.5. As Características do Comportamento de Consumo2.6. O Processo Decisório de CompraCapítulo III – A Estratégia Mercadológica3.1. Os Sistemas de Marketing3.2. As Ferramentas Mercadológicas3.3. O Endomarketing3.4. A Estratégia EmpresarialCapítulo IV – A Tecnologia de Informações em Marketing4.1. S.I.M. – Sistema de Informações de Marketing4.2. A Pesquisa de Mercado4.3. O Processo de Segmentação de MercadoCapítulo V – Planejamento de Marketing e a Estratégia Organizacional5.1. A Importância do Planejamento Estratégico5.2. Os Tipos de Enfoque no Planejamento Estratégico5.3. Os Tipos de Planejamento5.4. As Etapas do Planejamento EstratégicoCapítulo VI – Marketing Estratégico6.1. Marketing de Varejo6.2. Marketing Serviços6.3. Marketing Pessoal6.4. Marketing Rural ou Agribusiness6.5. Marketing Marcas6.6. Marketing Esportivo6.7. Telemarketing6.8. Marketing Turístico6.9. Marketing Digital ou On Line6.10. Marketing Relacionamento ou CRM6.11. Marketing de Rede de Vendas6.12. Marketing Cultural6.13. Marketing Institucional6.14. Marketing Social ou Responsabilidade Social6.15. Marketing Farmacêutico6.16. Marketing Ambiental ou Verde ou Ecológico6.17. Marketing Político6.18. Marketing Internacional6.19. Marketing Educacional6.20. Marketing de Saúde ou Hospitalar4Capítulo VII - Administrando e Desenvolvendo Produtos e Serviços7.1. O Conceito de Produto7.2. O Ciclo de Vida do Produto 7.3. Os Níveis de Desenvolvimento do Produto7.4. A Classificação dos Produtos7.5. A Ação da Concorrência e a Guerra de MercadoCapítulo VIII - Princípios e Estratégias de Preços8.1. O Conceito de Preço8.2. Fatores Importantes na Precificação8.3. Precificando Produtos e Serviços8.4. As Estratégias de PreçosCapítulo IX - Distribuindo Produtos e Serviços9.1. Conceito de Logística9.2. A Formulação de Estratégias de Distribuição Competitivas9.3. Atacado e VarejoCapítulo X - Comunicação Integrada de Marketing10.1. O Processo de Comunicação10.2. O Conceito de Comunicação Integrada10.3. O Composto Promocional10.4. O Plano de Comunicação Integrada de Marketing10.5. Os Meios de Comunicação10.6. Agência de Propaganda & Agência de Comunicação10.7. O Briefing10.8. Questões Éticas e LegaisCapítulo XI – O Plano de Marketing11.1. O Planejamento Estratégico da Empresa11.2. Os Objetivos11.3. As Características11.4. As Etapas11.5. Os Mecanismos de Avaliação de Resultados11.6. Elaboração de uma proposta de Plano de Marketing5Capítulo I -O Que é Marketing?O Marketing está presente em todos os momentos da nossa vida, no trabalho, em casa, comos amigos, em um restaurante, na rua, dentro do ônibus ou de um avião. Constantemente,somos envolvidos por ações estratégias de marketing, e, muitas vezes nem percebemos.Ao entrarmos no tema marketing, estaremos passando a conhecer os bastidores destegrande show, que é o mercado consumidor e concorrente. Vamos analisar e conhecer comoas empresas atuam, como surgem as grandes idéias, os novos produtos, as novasembalagens, sabores etc., o que está por de trás de um produto ou serviço, como funcionauma empresa de sucesso, como se elabora uma campanha de comunicação e como surgeuma nova marca.O Marketing não tem uma fórmula correta. Marketing é uma estratégia empresarial, na qual ogrande objetivo é desenvolver no cliente potencial a percepção ou a necessidade de consumode um produto ou serviço.O grande desafio do profissional de marketing é entender como o consumidor-alvo reage acada incentivo, sendo este uma nova embalagem, uma nova fragância ou sabor, umapropaganda na TV, no busdoor ou a um simples folheto. Precisamos entender quem é onosso público-alvo, como ele pensa, como ele age, conhecer as suas preferências, os seushorários de lazer e de serviço, ou seja, obter um nível informacional completo sobre o perfilde consumo do público-alvo, de forma a ter subsídios para a elaboração de estratégiascriativas, que se destaque no mercado de atuação.Vamos então, inicialmente, entender como surgiu este conceito no processo decomercialização.



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