BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Curso Chefia & Liderança
(Eu Mesma)

Publicidade
IntroduçãoEste curso visa levantar alguns pontos sobre "Liderança", sem apretensão de vir a esgotar o assunto, o que seria, de qualquer modo,impossível.Temos a intenção de abrir portas e trazer à tona tópicos que possamser importantes e despertar naquele que tem subordinados, o desejode saber mais e descobrir mais sobre o que pode vir ajudá-lo atornar-se um verdadeiro líder, começando pela descoberta de simesmo, que mostrará os pontos em que precisa atuar para adquiriras características e a postura que o conduzirão à verdadeiraliderança.Quando se fala em Liderança, uma das primeiras e mais importantesatribuições do líder, logo ressaltada, é sua capacidade de negociar.As mudanças no mundo e nas empresas leva-nos à constatação deque encontramo-nos em um momento de transição de um tempo queestá acabando e de outro que começa.Estruturas hierarquizadas são substituídas pelas matriciais, asrelações formais cedem lugar às informais, os vínculos burocráticosperdem sentido diante dos vínculos empreendedores, já tem poucovalor o "manda quem pode, obedece quem tem juízo" , quando todossabem que é necessário "fazer o que é preciso".As informações centralizadas, até então um símbolo do poder,perdem lugar para as informações pulverizadas, quando todos sãoenvolvidos nos processos de comunicação dentro das empresas. Cadaum cuidando de seu pedaço, em busca dos resultados de suaunidade, perde importância diante dos resultados maiores daEmpresa.A revolução provocada pela internet está fazendo diminuirsensivelmente as vendas em local físico, em favor das vendas cadavez mais significativas em "local virtual". Enfim, os antigos modelosmentais, responsáveis por comportamentos e atitudes que já nãofuncionam, têm que ceder espaço a novos modelos mais eficazes.Todas estas mudanças batem de frente com necessidades e valoresenraizados, com um "status quo" estabelecido e, principalmente, como principal agente de todas as mudanças: o ser humano. E este nãomuda como mudam as peças, as máquinas ou seus componentes.Conhecer ou mesmo treinar habilidades não basta para que o ser humano se disponha a mudar; o processo de convencimento é árduoe muitas vezes desgastante.Nesta hora revelam-se os verdadeiros líderes. E, quando falamos delíderes, não estamos nos referindo apenas àqueles que exercemfunções gerenciais , de chefia ou que detêm algum poder formal nasestruturas hierárquicas.Referimo-nos a todos que precisam obter resultados com/e porintermédio de outras pessoas, independentemente de sua posição,cargo ou contexto em que esteja atuando. A estes principalmente nãopode faltar o grande atributo da liderança: saber negociar!Segundo os consagrados autores Kouzes e Posner a "Liderança é umconjunto de práticas observáveis que podem ser aprendidas". Em seulivro Desafios da Liderança eles citam as 5 práticas: 1. Desafiar oProcesso; 2. Inspirar uma Visão Compartilhada; 3.Capacitar osOutros para Agir; 4.Modelar o Caminho; 5.Encorajar o Coração.Ora, nenhuma dessas práticas pode ser imposta. Se não, vejamosalguns exemplos.Como impor às pessoas "uma busca de oportunidades desafiantes oua assunção de riscos" sem que eles estejam dispostas a isto?Como fazê-las colaborar ou compartilhar informações, se elas nãoestiverem convencidas do valor destes comportamentos? Dar oExemplo, Reconhecer as Contribuições e até Comemorar as PequenasVitórias são comportamentos ativos que exigem pré-disposição econvencimento íntimo. Não podem ser impostos, mas podem edevem ser negociados!Usando suas habilidades pessoais, aliadas às boas técnicas denegociação, os verdadeiros líderes são capazes de se transformar em"agentes de resultados" tão necessários nestes tempos de mudançacada vez mais rápidas e que exigem inteligência.



Resumos Relacionados


- Tipos De Liderança

- Definição De Liderança

- Como Se Tornar Um Líder Servidor

- O Desafio Da Liderança (parte 3)

- Coragem



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia