Conheça um pouco mais sobre os métodos de vedação com gaxetas
(Luiza Dias)
O engaxetamento sem dúvida alguma é um dos principais
métodos de toda a vedação, e entre duas peças unidas uma a outra deverá ter
sempre uma gaxeta. Esta é a forma sem dúvida alguma mais antiga de se vedar os
eixos rotativos ou ainda alternativos. Basicamente o processo consiste se ter
uma compressão de um material resistente, este que poderá ser macio e ainda
lubrificante que deverá ficar dentro de um espaço que é formado por eixos e
ainda caixas de vedação existentes de equipamentos.
A gaxeta nada mais é também do que um tipo de anel,
normalmente de borracha mas poderá ser feito de outros tipos de materiais como
a grafita, e ainda com uma espécie de lábios que auxiliam na vedação de
qualquer tipo de sistema. Este sistema poderá ser também chamado de vedador
automático devido a toda a sua capacidade de vedar se utilizando a sua própria
força exercida contra um determinado material.
Levando em conta como em uma típica caixa de gaxetas ela
acaba se encontrando sempre em um constante atrito com seus eixos, e é
importante que se possa contar com uma lubrificação totalmente líquida para uma
remoção do calor que for gerado, garantindo assim que exista sempre uma boa
permanência de um tipo fino de película existente entre as gaxetas e os eixos
utilizados.
As principais vantagens das gaxetas?
Como uma das principais vantagens das caixas de gaxetas
podemos dizer que elas se encontram em um constante atrito com os seus eixos, e
com isto é importante que se tenha um tipo de lubrificação líquida para uma
remoção de calor que for gerado, o que poderá garantir assim que exista sempre
uma boa permanência de uma fina película existente entre as gaxetas e seus
eixos determinados.
Como principais vantagens utilizadas das gaxetas podemos
citar o baixo custo e ainda uma fácil disponibilidade bem como a sua instalação
e no entanto existem muitos pontos negativos, como toda a sua necessidade de
ajustes totalmente constantes devido a todo o seu desgastes. Tudo isto por
causa dos grandes números de reapertos nos materiais que são utilizados.
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