BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Obsolescência! Cuidado com ela!
(Mestre Rosa Maria)

Publicidade
Obsolescência ! O que é? Como estamos submissos a ela? Como podemos nos defender dela? Obsolescência
é a condição imposta a um serviço ou um produto que, mesmo que ainda
esteja funcionando normalmente, deixa de ser considerado útil, uma vez
que um outro produto mais avançado tecnologicamente foi lançado no
mercado. Obsolescência planejada: trata-se de
uma estratégia utilizada pelo capitalismo que incentiva o consumismo
descontrolado, que tem por finalidade manter o ciclo do consumismo em
níveis bastante elevados. Funciona basicamente assim: uma empresa que
fabrica determinado produto, praticamente obriga o cliente a comprar um
modelo novo do mesmo bem. Exemplos: celulares, televisores, máquinas de
lavar roupas, etc. Nesse tipo de obsolescência planejada(ou programada),
ocorre que profissionais da área de marketing (mercadologia) determinam
quais produtos e serviços irão ou não ser de interesse dos
consumidores; como serão vendidos; expostos na mídia e como serão
comercializados. Também há para os produtos uma validade, ou seja, um
tempo de uso que quando é atingido, o produto começa a dar defeito,
obrigando ao consumidor a sua troca ou o seu conserto, que irá custar,
muitas vezes, o preço de um produto novo, que também terá um prazo de
validade. Com esse tipo induzimento, teoricamente, tanto O CLIENTE quanto aquele que oferece o produto, terão lucros. Obsolescência perceptiva :
o fabricante lança no mercado uma versão mais atraente, mais colorida,
com um novo designer de um mesmo produto, induzindo o consumidor a
comprar essa "nova versão", mesmo que não haja real necessidade de obter
o tal produto, uma vez que o modelo que ele possui continua funcionando
em plena operacionalidade. Com isso, produtos relativamente novos são
descartados e lançados com lixo tecnológico e tóxico no meio ambiente e
os consumidores levam de brinde mais uma dívida que talvez não tenham
condições de pagar em curto prazo. Ou pelo menos, no prazo em que
"necessitarão" comprar mais.



Resumos Relacionados


- Direito De Arrependimento De Compra

- O Que é Pesquisa De Mercado?

- Quais As Vantagens Da Garantia Estendida Na Compra De Eletrodomésticos

- Importância Da Pesquisa De Mercado

- O Que é A Fidelidade Do Cliente?



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia