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Platão educação para vida
(Ademir Costa)

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Pelo que podemos entender do artigo de Ademir Costa “Estado e
Educação em Platão”, com base nos conceitos platônicos o ideário, com
relação aos jovens e a pólis, esta fundamentado numa educação que quer dar
clareza de pensamento e discernimento ao longo da vida.

Sabendo que a
educação segundo Platão deve ser à base da sociedade, todo o direcionamento do
conceito esta focado na preparação para assumir posto de relevante importância
dentro da pólis, entretanto, quando analisamos de uma forma mais profunda o que
podemos verificar é que como todo conceito existe acertos e erros, mesmo assim
entendemos a preocupação de Platão com a formação das futuras gerações e
principalmente com o bem estar da sociedade como um todo, como deixa claro na
passagem abaixo extraída do livro “A República”:

-
Mas, quando, penso eu, um
homem for, de acordo com a sua natureza, um artífice ou negociante qualquer, e
depois, exaltado pela multidão, pela força ou qualquer atributo deste gênero,
tentar passar para a classe dos guerreiros, ou um guerreiro para a dos chefes e
guardiões, sendo indigno disso, e forem esses que permutem entre si
instrumentos e honrarias, ou quando o mesmo homem tentar exercer estes cargos
todos ao mesmo tempo, nesse caso penso que também acharás que esta mudança e
confusão serão a ruína da cidade.

-
Absolutamente.

-
Logo, a confusão e
mudanças destas três classes um para outras seria o maior prejuízos para a
cidade e com razão se poderia classificar maiores danos.

Levando-se em consideração o
contexto histórico da produção do texto original de Platão, e principalmente
sua descendência, é óbvio que é um discurso extremamente excludente, se pensarmos
para os padrões de nossa época, agora dentro do contexto onde foi pensado é algo
perfeitamente normal e natural, entregar a direção da vida política, segurança
e produtividade nas mão de pessoas educadas para este fim, vejam bem educadas e
não preparadas, pois o modelo educacional pensado por Platão preza uma educação
que perpassa a vida toda deste ator, que deverá ao longo de sua existência
pensada para o bem da pólis, ser versado em todas as letras, ciências, música,
educação física para que possa estar educado em todos os pontos que envolvem a
administração social, cultural e política da pólis. É evidente que a
preocupação para com este ente não existe num modelo individual, pois num outro
ponto segundo Platão:

“Segundo o filósofo, a formação dos cidadãos
começaria antes mesmo do nascimento, pelo
planejamento eugênico da procriação que se baseia em condições que favoreçam a
reprodução e melhoria da raça humana”.



É
difícil para nos imaginarmos um planejamento eugênico nos moldes que Platão
coloca e não traçarmos uma analogia com o nacional socialismo alemão, que
guardada as devidas proporções podemos entender que teve esta base de
pensamento, pois os pontos de aproximação são muitos. Agora, é difícil
concatenar tais raciocínios sem pensar a prática, pois segundo Platão a família
neste contexto deveria ser banida, ou excluída desta realidade para que não
houvesse influências na formação
continua deste jovem, separar a criança da família após seu nascimento, para os
padrões morais que temos hoje, este procedimento beira a loucura, mas no
ideário platônico era uma coisa lógica que iria fortalecer o caráter e a
formação sem as interferências da família. A educação segundo Platão deveria
ser estatal, obrigação do estado, e pelo podemos entender uma educação em tempo
integral, pois as atribuições ao longo do aprendizado e da vida seriam enormes.

Enfim o modelo idealizado por Platão
ao longo de sua sistematização educacional, tem para os padrões de sua época
muito fundamento se pensarmos que a realidade é totalmente distinta da nossa,
agora sabemos que muito do que se pensou
a partir da analise das obras de Platão, continua sendo difundida ainda
nos dias atuais



























BIBLIOGRAFIA



WW W.fmccaieiras.com.br/revista3/artigos/Ademir/Artigo%20Ademir%20Costa.pdf>.
Acessoem: 03/09/2012.



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