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Onde estava o homem?
(Michel Schlesinger; 36; rabino da Congregação Israelita Paulista e Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer;)

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Diante das tragédias humanas, com frequência, buscamos causas que vão além do âmbito das decisões humanas. Questionar-se sobre o lugar de Deus no Holocausto é importante para todas as pessoas de fé. Diversos pensadores questionam como Deus permitiu que o Holocausto acontecesse. Como se pode ainda acreditar em Deus depois de Auschwitz? Onde estava Deus num dos capítulos mais terríveis da história? Para Richard Rubenstein, a única resposta intelectualmente honesta para o Holocausto é a rejeição de Deus e o reconhecimento de que toda a existência é sem sentido. Para ele, Deus não se importa com o mundo. Já Emil Fackenheim sugere que se encontre no Holocausto uma nova revelação de Deus, porque rejeitá-lo significa dar vitória póstuma a Hitler. Para o rabino Eliezer Berkovits, o livre -arbítrio humano só é possível quando Deus permanece oculto,uma vez que se Ele intervier na história , anulará , por conseguinte, a liberdade humana e sua capacidade de fazer escolhas. Para o rabino Harold Kushner, Deus não é onipotente e, portanto, não haveria contradição entre a existência de um Deus bom e a maldade de certos humanos. Devemos, no entanto, fazer-nos outro questionamento, bem mais incômodo: onde estava o homem? À semelhança da praga da escuridão vivida pelos egípcios, uma das dez que lhes foram impostas como força divina para que Faraó liberasse o povo hebreu e retratada no livro do Êxodo no capítulo 10, versículo 23: " Não viu nenhum homem ao seu irmão e não se levantou nenhum homem do seu lugar" , a mesma praga se abate sobre as sociedades . Talvez não pela falta de luz, mas sim de sensibiliddae e de consideração para com o outro ser humano. Pode-se dizer que a Shoá não foi obra de Deus ou de anjos malvados: foi de homens com ideologias desumanas, de pessoas incapazes de enxergar o outro. Somente quando buscamos e assumimos a responsabilidade do homem nos tornamos senhores da história e desenvolvemos a possibilidade de educar as novas gerações para a moderação, o respeito e a paz.



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