Blog do Luiz Eduardo Gaspareto
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Artigo escrito por Camila Nóbrega , aluna do 4° semestre do curso de Tecnologia
em Recursos Humanos das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU – campus
Liberdade . Com as características do terceiro milênio ( globalização da
economia , forte competitividade no mundo dos negócios , mudanças rápidas e
imprevisíveis , dinamismo do ambiente , tecnologia avançada ) as organizações
que sobrevivem , bem sucedidas e com forte diferencial competitivo , não
administram mais as pessoas . Essas organizações passaram a administrar com as
pessoas . Passaram a considerar o colaborador como um sócio da empresa ,
permitindo que ele pratique sua iniciativa , suas habilidades e suas
competências , deixando com isso um pouco de lado as suas capacidades manuais ,
físicas , artesanais e braçais . O colaborador deixou de ser visto como
uma maquina para ser um participante do negócio da empresa . E
isso se tornou possível porque o R . H . das empresas modernas começou a pensar
e agir estrategicamente , facilitando a interação dos setores da empresa para
que trabalhem em conjunto para atingir os objetivos que , no final , são os
mesmos : maximizar o potencial da organização; O pensamento estratégico de R .
H . é voltado não só para a retenção do colaborador que já está na empresa ,
através da motivação , treinamento , plano de carreira , benefícios , pesquisa
de clima e avaliação do desempenho , mas também para a captação de novos
candidatos para que estes venham auxiliar no crescimento da organização . Hoje
a tendência é formar um R . H . que prepare os colaboradores , profissional com
ética e focados na qualidade de vida.
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