Planejamento Estratégico Empresarial - Administração de Empresas
(CHIAVENATO; I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed.; São Paulo; Makron Books: 1993; http://www.portal-gestao.com/gestao/item/6196-qual-%C3%A9-a-diferen%C3%A7a-entre-efici%C3%AAncia-e-e; ht)
Planejamento Estratégico Empresarial - Administração de Empresas
Por que planejar?
O planejamento é inerente à raça humana.
Eficácia x eficiência:
A eficiência diz respeito à forma e ao meio utilizados na
realização de uma atividade, que é tanto mais eficiente quanto menores forem os
recursos (matérias-primas, pessoas, dinheiro e tempo) empregues na sua
concretização. A eficiência está associada à padronização e à especialização
respondendo à questão: o que se fez.
A eficácia mede o grau de satisfação e o alcance dos objetivos
face aos resultados obtidos. Quanto mais eficaz for uma tarefa, maior o nível
dos resultados e maior a satisfação. A máxima eficácia é atingida com o alcance
total dos objetivos pré-estabelecidos.
O planejamento estratégico provoca modificações em
pessoas, empresas, tecnologias e sistemas.
As cinco dimensões do planejamento estratégico:
1- Corresponde
ao assunto abordado;
2- Elementos
do planejamento;
3- Dimensão
de tempo do planejamento;
4- Unidades
organizacionais;
5- Características
do planejamento.
Análise da Matriz BCG – exemplos de aplicação prática:
A Matriz BCG é uma análise gráfica desenvolvida por Bruce
Henderson para a empresa de consultoria empresarial americana Boston Consulting
Group em 1970.
Quadrante estrela: exige grandes investimentos e são referências no mercado, gerando
receitas (ainda que não muito elevadas) e com taxas de crescimento
potencialmente elevadas. Ex: empresas de tecnologia de ponta,
como as ligadas à extração do pré-sal.
Quadrante Vaca Leiteira: os lucros e a geração de caixa são altos.
Como o crescimento do mercado é baixo, não são necessários grandes
investimentos. Ex: empresas
estáveis no mercado, como as de automóveis.
Quadrante Oportunidade ou interrogação: tem a pior
característica quanto a fluxo de caixa, pois exige altos investimentos e
apresenta baixo retorno sobre ativos e tem baixa participação de mercado. Se
nada é feito para mudar a participação de mercado, pode absorver um grande
investimento e depois se tornar um "abacaxi". Ex: empresas
mineradoras.
Quadrante Abacaxi: A
baixa quota de mercado gera poucos lucros, mas estes estão associados a um
baixo investimento devido ao crescimento do mercado praticamente nulo. A
avaliação destes produtos deve ser feita de maneira a conseguir posicioná-los
de maneira mais atractiva e rentável para a empresa, ou mesmo abandoná-los,
quando a rentabilidade não seja de todo possível. Ex: fabricação de
produtos que estão fora de linha no mercado, como, por exemplo, uma fábrica de
carburadores de automóveis.
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 4. ed., São
Paulo, Makron Books: 1993
Fonte:
http://www.portal-gesta o.com/gestao/item/6196-qual-%C3%A9-a-difere n%C3%A7a-entre-efici%C3%AAncia-e-efic%C3%A1cia.html
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Matriz_BCG
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