História da Marca Bedford
()
A empresa Bedford foi a grande fabricante de caminhões no Reino Unido, com um grande número de vendas de exportação de caminhões médios e pesados no mundo intiro. A Bedford foi a empresa mais lucrativa da GM na Europa.
Bedford era uma subsidiária da Vauxhall, fundada por Alexander
Wilson em 1857, que por sua vez era a filial britânica da General
Motors (GM), que foi criada no Reino Unido em 1930 objetivando construir
veículos de transporte público.
As imagens a seguir, revelam traços de seus primos
Chevrolet e GMC, os detalhes da cabina, extraídos ou modificados de
componentes da tradicional linha “Advance Design”, produzida a partir de
1947 e mais conhecida por aqui como “Boca de Sapo”.
A Bedford teve sucesso garantido
pelos motores de seis cilindros em linha, os quais foram baseados nos
Chevrolet Thriftmaster, Loadmaster e Jobmaster, objetos simples,
duráveis e fáceis de manter. A marca podia ser encontrada, com grande
facilidade em países ex-colônias britânicas, exemplo a Índia, Austrália,
Nova Zelândia e ainda nações tão diversas como o Uruguai e o
Paquistão. Já no Brasil, foram trazidas pequenas quantidades pela GM
local, assim como a Ford trazia exemplares como a Thames, principal
concorrente da Bedford.
Até meados de 1925, a General Motors uniu-se a
brasileira de caminhões fabricados em suas fábricas canadenses. O que
proporcionou exportar veículos para a Grã-Bretanha, preferencialmente,
já que Canadá possuía condições preferenciais para exportar produtos
para o Império Britânico.
Após esse período, a GM fez uma importante
participação em Vauxhall, mudando sua sede de Hendon de Luton, o início
da produção no ano de 1929. Entre os anos de 1929 e 1931, foram
produzidos em Luton AC e modelos LQ, comercializados como "Chevrolet
Bedford", contemplado com o nome da cidade da província de Bedfordshire,
em Luton. O AC era uma van luz, já o LQ foi oferecido como uma
variedade de versões caminhão, ambulância, van e ônibus. Ademais com o
desaparecimento do nome "Chevrolet" a Bedford foi produzido pela
primeira vez em abril de 1931. No ano de 1937, as vendas atingiram
30.000 unidades Bedford. Em 1939, ocorreu uma significativa mudança nos
projetos de Bedford, onde foi desenvolvida uma unidade de quatro rodas,
que entrou em produção em março de 1941 recebendo o nome de QL, e
rapidamente apelidado de "Rainha Lizzie".
No período da guerra a nova gama de veículos civis
parou com a eclosão da guerra para se envolver na criação de
equipamentos militares e veículos, como muitas outras empresas. Nesse
mesmo período o exército britânico
perdeu muitos dos seus tanques em Dunquerque, e Vauxhall, assim
encomendou a produção do novo modelo de Churchill, o projeto passou da
prancheta para a linha de produção em menos de três meses. Bedford
também fabricado modelos MW, OY e QL 4x4 para uso militar.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Bedford
forneceu inúmeros caminhões e tanques para a União Soviética. Pós
Segunda Guerra, no ano de 1945, iniciou-se a retomada da produção de
veículos civis variando como o K. M. e O, estes introduzidos em meados
de 1939. Ms em 1951 esses modelos foram substituídos pelo popular S tipo
caminhões Bedford, antecedentes do 4x4 grande variedade de 7 toneladas,
chamado Type R. Em 1955, abriu uma nova fábrica de caminhões em
Dunstable. Em Luton vans foram seguidos até a fabricação de
transferência para uma nova instalação em Halewood. Mais tarde o modelo
CA deu lugar a CF, posterior a isso o Midi inspirado pela Isuzu. Por
conseguinte foi criado a subsidiária "IBC Veículos", que funciona até
hoje, embora a produção agora tem as credenciais Vauxhall Vivaro e
Movano varia de Renault.Contudo a recessão dos anos oitenta e as
importações estrangeiras tomaram seu pedágio e a conseqüência foi que a
GM anunciou o fechamento de Bedford. Planta Dunstable foi vendida para a
AWD, que seguiu com a tomada de MJ e TL varia de um par de anos,
principalmente para a exportação.
Resumos Relacionados
- Livro É Devolvido A Biblioteca Americana Com 99 Anos De Atraso
- Indústria Automobilística
- Veja Quais São As Marcas Que Mais Trazem Veículos Para O Brasil
- Novos Modelos Da Jac Chegarão Ao Brasil
- Mega Arquivo » Tecnologias
|
|