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Friedrich Froebel: O Pedagogo dos Jardins da Infância
(Alesandra Arce)

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Friedrich Froebel: O Pedagogo dos Jardins
da Infância, de Alessandra Arce, é a história de Froebel, pedagogo, fundador dos
jardins da infância. Incicialmente a
autora realiza a retrospectiva histórica, dos principais acontecimentos entre
os séculos XVIII e XIX, devido a ser o período em que o autor nasceu. Froebel, nasceu em 1782 e morreu em 1852. Diz
ARCE (2002, p. 17): “A esse período (1789 – 1848), que quase coincide com o
período da vida de Froebel, o mencionado historiador denominou de A Era das
Revoluções (Hobsbawm, 1996).” As revoluções a que se refere foram: a Revolução
francesa, a Revolução Industrial, as Guerras Napoleônicas e as Revoluções de
1848.

Ter
vivido neste contexto influenciará o pensamento do autor, e sua vida, visto ser
um período de grande desenvolvimento cientifico. Neste sentido cita:



“Todavia, se por um lado à economia
européia do final do século XVIII e primeiro metade do século XIX foi
essencialmente formada pela Grã-bretanha, por outro lado a França alicerçou a
ideologia política da sociedade capitalista européia desse período através da
Revolução Francesa”.

(Arce, 2002)





Por outro lado, a Alemanha de Froebel, logo
passa a buscar o desenvolvimento das demais nações. O momento histórico se
figurava de busca do conhecimento, para conseguir que as nações se tornassem
desenvolvidas, também nascendo às primeiras idéias que na infância foram
difundidas pelo movimento romântico. Diz ARCE (20002, p. 31): “Froebel
considerava a infância a fase mais importante da vida humana, a criança
continha os germes de toda a bondade e pureza”. Assim, Froebel que era alemão, e
neste País as idéias românticas floresceram, também irá influenciar a concepção
de educação do Pedagogo.

Em
relação à vida e obra de Friedrich Froebel, apresenta-se no livro sua
biografia. Era filho de pastor luterano, sua mãe faleceu logo após o parto, seu
pai casou-se novamente e foi aquele que ensinou as primeiras letras a Froebel.

Com
dificuldade foi estudar ciências naturais. Na fase adulta foi influenciado
pelos pensadores Scheling e Krause, onde a natureza é obra perfeita de Deus em
unidade indissolúvel deste. É a natureza, portanto, o símbolo divino. No
conceito do pedagogo existem dois processos: exteriorização e interiorização.
Como diz ARCE (2002, p. 46):



“[...] estes processos
de exteriorização e interiorização também servem para marcar a passagem do
homem da primeira infância para a infância propriamente dita, portanto eles são
imprescindíveis para o desenvolvimento do ser humano”.



Segundo
o princípio da unidade vital dizia Froebel à criança aprenderia a conhecer e
reconhecer Deus em todas as suas obras especialmente na natureza. A metodologia
de Friedrich Froebel apresenta três pontos fundamentais: 1º- A atitude do
educador: entender que ele e o educando estavam subordinados a unidade vital e
deveriam buscar o modelo de perfeição, que seria Jesus; 2º - O processo de
educação: despertar a consciência do educando e orientá-lo para uma vida pura e
santa; - Função Permanente do Educador: respeito pela natureza, e a educação
seguir o livre desenvolvimento.

No ano de 1816, funda o Instituto de Educação
em Griesheim e em 1817 transfere-se para Keiilhau, com o objetivo de
proporcionar uma escola e uma educação do homem livre. Aponta a autora, como
características importantes desta escola:



“Nesta escola, adultos e crianças
planejavam e estudavam juntos, este fator era importante para Froebel,
acreditava que tudo na escola deveria ser vivido, a vida era melhor na escola,
e esta tinha que estar relacionada com a vida, neste sentido viver e se
escolarizar seriam sinônimos”.

ARCE
(20002, p.55)



Já em 1837, Froebel inaugura o “Instituto
de Educação Intuitiva para a Auto Educação”, segundo Arce (2002, p. 59) para a
realização do auto-conhecimento com liberdade, Froebel elege o jogo como seu
grande instrumento que, juntamente com os brinquedos, mediaria o
auto-conhecimento através do exercício de exteriorização e interiorização da
essência divina de cada criança. Os
brinquedos criados foram chamados de dons, os quais possibilitariam os
movimentos de interiorização e exteriorização de conhecimento pela criança. Os
dons eram: - a bola, seguida de seis bolas menores e macias, nas cores
vermelha, laranja, amarela, verde, azul e violeta. O objetivo era o tempo
espaço, considerações sobre velocidade, força de impacto, números, e outros; -
bola de madeira, um cubo do mesmo tamanho da bola e um cilindro. Funções do
primeiro dom acrescidas do aprendizado da contradição das formas; - um cubo
subdividido em oito pequenos cubos, para as crianças explorarem as formas; - um
cubo subdividido em oito pequenas tábuas planas iguais entre si, possibilitando
a construção de formas; - um cubo subdividido em 27 dados para ampliar as
possibilidades de criatividade; - cubo subdividido em 27 dados de tábuas planas;
- triângulos de madeira, coloridos, para o estudo das formas planas; - formas
geométricas de madeiras variadas, para noções de plano, linha, ponto, sólido
para o geométrico.

E em junho de 1840, Froebel funda o
primeiro jardim da infância, na Alemanha, lança também seus livros, como O
livro de Músicas de Mãe, até 1844, vários jardins de infância se espalham pela
Alemanha. A primeira propagadora dos jardins de infância por outras nações foi
à baronesa Von Marenholz Burlow. Na América foi Margarethe Meyer Schurz e sua
irmã. No Brasil é 1896 que surge o primeiro jardim da Infância Público, anexo à
Escola Normal Caetano Campos em São Paulo. Atualmente
a Pedagogia de Froebel é importante, pois ele foi o criador dos Jardins da
Infância, onde iniciou a preocupação com a educação das crianças de 0 a 6 anos. Todas as práticas metodológicas
da Pedagogia de Froebel baseiam-se no uso do jogo, brincadeiras e cantigas, na
ludicidade que possibilitam que a criança expanda exteriormente, o seu interior
assim como aprenda á viver na realidade que a cerca. Rosicler F. T. P. Schäfer.







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