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A Era do Marketing em Massa
(http://www.infoescola.com/administracao_/conceitos-de-marketing/; Peter Drucker; Philip Kotle)

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A Era do
Marketing em Massa



Era da produção
em massa – 1820 a 1830 – USA.

Ocorre mudança
dos produtos padronizados pelos produtos diferenciados com promoções,
propaganda, esforços de vendas, dentre outras maneiras de influenciar o
consumidor.





Era da
descontinuidade, de acordo com Peter Drucker:



No ambiente externo:

Turbulência;

Instabilidade;

Participaçãono
mercado;

Prever as
necessidades dos clientes;

Fabricar produtos
superiores;

Ficar preços
competitivos;

Garantir a
lealdade dos clientes.



No ambiente interno:

Ter uma
produtividade mais elevada;

Melhorar o
planejamento;

Ter uma
organização eficiente de trabalho;

Automação da
produção;

Exigências
sindicais.



Na Era
Pós-Industrial ocorre uma elevação do poder aquisitivo do consumidor e as aspirações sociais transferem-se da
quantidade para a qualidade de vida:

Sustentabilidade;

Prioridades
sociais;

Responsabilidade
social;

Éticanos
negócios.



“O objetivo do
marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer muito bem o cliente, que o
produto ou serviço se vende por si próprio”. (Peter Drucker).



O conceito de
marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em
ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de
marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvos.



De acordo com Philip Kotler, Marketing é a função empresarial que identifica necessidades
e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de
rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela
empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a
esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no
cliente e atender ao cliente.


Fonte:
http ://www.infoescola.com/administracao_/conceitos-de-marketing/



Fonte:Marketing
Segundo Peter Drucker.

Lições de
estratégicas que revolucionaram os conhecimentos de Marketing.



Fonte: Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa
Saber - Philip Kotler - Editora Campus, 2003



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