A Era do Marketing em Massa
(http://www.infoescola.com/administracao_/conceitos-de-marketing/; Peter Drucker; Philip Kotle)
A Era do
Marketing em Massa
Era da produção
em massa – 1820 a 1830 – USA.
Ocorre mudança
dos produtos padronizados pelos produtos diferenciados com promoções,
propaganda, esforços de vendas, dentre outras maneiras de influenciar o
consumidor.
Era da
descontinuidade, de acordo com Peter Drucker:
No ambiente externo:
Turbulência;
Instabilidade;
Participaçãono
mercado;
Prever as
necessidades dos clientes;
Fabricar produtos
superiores;
Ficar preços
competitivos;
Garantir a
lealdade dos clientes.
No ambiente interno:
Ter uma
produtividade mais elevada;
Melhorar o
planejamento;
Ter uma
organização eficiente de trabalho;
Automação da
produção;
Exigências
sindicais.
Na Era
Pós-Industrial ocorre uma elevação do poder aquisitivo do consumidor e as aspirações sociais transferem-se da
quantidade para a qualidade de vida:
Sustentabilidade;
Prioridades
sociais;
Responsabilidade
social;
Éticanos
negócios.
“O objetivo do
marketing é tornar a venda supérflua, é conhecer muito bem o cliente, que o
produto ou serviço se vende por si próprio”. (Peter Drucker).
O conceito de
marketing assume que a chave para atingir as metas organizacionais consiste em
ser mais eficaz do que os concorrentes para integrar as atividades de
marketing, satisfazendo, assim, as necessidades e desejos dos mercados-alvos.
De acordo com Philip Kotler, Marketing é a função empresarial que identifica necessidades
e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de
rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela
empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a
esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no
cliente e atender ao cliente.
Fonte:
http ://www.infoescola.com/administracao_/conceitos-de-marketing/
Fonte:Marketing
Segundo Peter Drucker.
Lições de
estratégicas que revolucionaram os conhecimentos de Marketing.
Fonte: Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa
Saber - Philip Kotler - Editora Campus, 2003
Resumos Relacionados
- Marketing: Conceito
- Marketing
- Princípios De Marketing
- Os Princípios Do Marketing
- Um Framework Para Gestão De Marketing
|
|