Jejum
(Gislaine Maltez Costa)
JEJUM
Herdamos
de nossos pais uma cultura religiosa que sempre estabeleceu regras para esse
tal de jejum. Mas as grandes autoridades do mundo religioso o jejum é
particularmente severo. Mas na verdade os dias de Jejum e Abstinência são
apenas a Quarta-feira de Cinzas e a Sexta-feira Santa. E também aqui “a
abstinência pode ser substituída pelos próprios fiéis por outra prática de
penitência, caridade ou piedade, particularmente pela participação nesses dias
na Sagrada Liturgia. E se realmente todos levássemos a sério a vida penitencial
nessa caminhada de conversão, ainda assim não seria o pescado a solução para a
abstinência ou jejum como se convencionou, pois o espírito da norma não é de
substituição, mas sim de busca de uma maior abertura para o Senhor nessa
caminhada para a Páscoa da Ressurreição. E muitas indagações são feitas e podem
ser essa forma: Qual o sentido e o
valor de normas como estas, em pleno século XXI? A resposta é simples: aumenta cada vez
mais o número de médicos e psicólogos que olham para o jejum e a abstinência
como uma das melhores terapias para a saúde física e mental. Não apenas a
obesidade, mas principalmente a ansiedade e a depressão crescem e matam quando
se tenta superar o vazio existencial pelos três ídolos da modernidade: o ter, o
prazer e o poder. Quem realiza o ser humano é sempre e somente o amor, o qual,
quando verdadeiro, vem de Deus, é gratuito, busca o bem da pessoa amada e
liberta quem o vive. Em contrapartida, ele não passa de uma máscara se não se
percorre um caminho de conversão e santidade. É precisamente esta a função da
penitência, do jejum e da abstinência. Com eles, o que se verifica é um salto
de qualidade na vida da pessoa, libertando-a das amarras e dos pesos que a
impedem de captar os apelos de Deus e dos irmãos. Se o alimento sacia a fome do corpo, o jejum sacia a fome da alma. Para acolher e viver o amor de Deus, o coração
precisa estar limpo e livre. É esse o papel que Santo Agostinho atribui ao
jejum: “O vazio precisa ficar cheio. Você conseguirá se encher de bens se
esvaziar do mal. Suponha que Deus queira enchê-lo de mel. Se você estiver cheio
de vinagre, onde ficará o mel? É preciso jogar fora o conteúdo do jarro e
limpá-lo, ainda que com esforço, esfregando-o, para que possa servir a outro
fim. Pode ser mel, ouro, vinho, tudo o que dissermos e quisermos, mas, no
fundo, há sempre uma realidade indizível, que se chama Deus. Dizendo Deus, o
que dissemos? Esta única sílaba é toda a nossa expectativa. Tudo o que
conseguimos dizer, fica sempre aquém da realidade. Dilatemo-nos para ele, e
ele, quando vier, encher-nos-á. “Seremos semelhantes a ele, porque o veremos
como ele é”. Pelo jejum recorda-se que "não só de pão vive o homem,
mas de toda palavra que vem da boca de Deus" (Mt 4,4). Por meio dessa
penitência, o cristão é estimulado a desapegar o coração de todos os bens que
acaso o impeça de amar e servir a Deus acima de todas as coisas. Praticar,
retamente, a abstinência de alimentos o faz sentir a precariedade e a
fugacidade da vida neste mundo e o ajuda a ordenar a existência para Deus. O
jejum corporal faz parte das práticas espirituais de quase todas as religiões,
dando-lhes um significado sagrado. É muito importante dizer que o jejum não
existe para que as pessoas passem fome. Muitas delas, nesses dias [de jejum],
acabam pecando mais do que em outros dias, porque não levam em conta seus
limites físicos, biológicos, e não se alimentando corretamente, ficam
mal-humoradas, colhendo deste dia de "jejum" somente frutos de
mal-estar, brigas e indisposição para rezar. Um erro muito comum é jejuar sem
tomar café da manhã. Ao agir dessa forma, na verdade, começa-se a jejuar a
partir da última refeição feita, na véspera, e não pela manhã. Então medite,
faça sua oração de agradecimento e coma seu peixe abençoado por Deus pensando
somente em coisas boas.
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