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Os Principais Gurus da Qualidade: William Edwards Deming
(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Edwards_Deming)

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Os Principais Gurus da Qualidade: William
Edwards Deming






William
Edwards Deming é amplamente reconhecido pela melhoria dos
processos produtivos nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra
Mundial, sendo porém mais conhecido pelo seu trabalho no Japão.


Deming
desenvolveu uma teoria de gerência conhecida como o sistema do
conhecimento profundo que proporciona o pensamento de que todo e
qualquer aspecto da vida pode ser melhorado. Seus ensinamentos no
Japão resultaram numa transformação total no sistema produtivo
japonês, que ficou conhecida como o milagre industrial japonês
Lá,
a partir de 1950, ele ensinou altos executivos como melhorar projeto,
qualidade de produto, teste e vendas (este último por meio dos
mercados globais) através de vários métodos, incluindo a aplicação
de métodos estatísticos como a análise
de variantes e teste de hipóteses.

Deming
fez contribuições significativas para o Japão tornar-se notório
pela fabricação de produtos inovadores de alta qualidade. Deming é
considerado o estrangeiro que gerou o maior impacto sobre a indústria
e a economia japonesa no século XX.






Os
14 pontos para a gestão descrevem o caminho para a qualidade total,
o qual deve ser continuamente aperfeiçoado. São eles (Deming,
1990:18):





Criar
constância de propósito de aperfeiçoamento do produto e serviço,
a fim de torná-los competitivos, perpetuá-los no mercado e gerar
empregos.


Adotar
uma nova filosofia. Vivemos numa nova era econômica. A
administração ocidental deve despertar para o desafio,
conscientizar-se de suas responsabilidade e assumir a liderança em
direção à transformação.


Acabar
com a dependência de inspeção para a obtenção da qualidade.
Eliminar a necessidade de inspeção em massa, priorizando a
internalização da qualidade do produto.


Acabar
com a prática de negócios compensador baseado apenas no preço. Em
vez disso, minimizar o custo total. Insistir na ideia de um único
fornecedor para cada item, desenvolvendo relacionamentos duradouros,
calcados na qualidade e na confiança.


Aperfeiçoar
constante e continuamente todo o processo de planejamento, produção
e serviços, com o objetivo de aumentar a qualidade e a
produtividade e, consequentemente, reduzir os custos.


Fornecer
treinamento no local de trabalho.


Adotar
e estabelecer liderança. O objetivo da liderança é ajudar as
pessoas a realizar um trabalho melhor. Assim como a liderança dos
trabalhadores, a liderança empresarial necessita de uma completa
reformulação.


Eliminar
o medo.


Quebrar
as barreiras entre departamentos. Os colaboradores dos setores de
pesquisa, projetos, vendas, compras ou produção devem trabalhar em
equipe, tornando-se capazes de antecipar problemas que possam surgir
durante a produção ou durante a utilização dos produtos ou
serviços.

Eliminar
slogans, exortações, e metas dirigidas aos empregados.


Eliminar
padrões artificiais (cotas numéricas) para o chão de fábrica, a
administração por objetivos (APO) e a administração através de
números e metas numéricas.


Remover
barreiras que despojem as pessoas de orgulho no trabalho. A atenção
dos supervisores deve voltar-se para a qualidade e não para
números. Remover as barreiras que usurpam dos colaboradores das
áreas administrativas e de planejamento/engenharia o justo direito
de orgulhar-se do produto de seu trabalho. Isso significa a abolição
das avaliações de desempenho ou de mérito e da administração
por objetivos ou por números.


Estabelecer
um programa rigoroso de educação e auto-aperfeiçoamento para todo
o pessoal.


Colocar
todos da empresa para trabalhar de modo a realizar a transformação.
A transformação é tarefa de todos.




Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Edwards_Deming



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