Estratégias Didáticas
(Luiz Carlos Pereira)
Diariamente os
professores são confrontados com vários fatores comportamentais que impedem o
aluno de assimilar o que é ensinado em sala de aula. Inibição e dispersão estão
entre os principais problemas que prejudicam o relacionamento professor/aluno.
Acredita-se que
a inserção de novas estratégias didáticas e do teatro possam ser recursos
facilitadores da aprendizagem que ajudam no combate desses problemas e diminuem
a distância interpessoal.
Trabalhamos com
a ideia de que a expressão teatral também deve ser considerada como objeto
didático, já que consegue favorecer e desinibir os tímidos e abrandar os
hiperativos. No entanto, para que haja eficácia na didática aplicada, é
necessário que a dramatização esteja de acordo com o nível escolar e faixa
etária de cada aluno.
O cenário pode
ser natural e de acordo com o tema da aula a ser ministrada. A prática da
oralidade na educação é um dos objetivos específicos que deve ser trabalhado
enfaticamente, os alunos devem ser provocados sutilmente para o trabalho da
oralidade em sala de aula.
O gosto pela
leitura também deve ser um diferencial para que o desempenho escolar seja
eficaz e que ajude a acalmar os ânimos e a impulsividade, de modo geral. É de
grande importância que o professor procure livros e textos interessantes,
divertidos e que agucem a curiosidade para novas leituras. A escolha dessa
literatura deve ser cuidadosa e perspicaz para que provoque a reação critica e
reflexiva tanto do professor quanto de seus alunos.
O
desenvolvimento de um trabalho didático consistente e prazeroso proporciona ao aluno diferentes formas de
aquisição de conhecimentos através da leitura. A dramatização, para os jovens,
é um estímulo agradável para a leitura e a escrita, já que a maioria sente
dificuldade em se expressar através do texto descritivo, narrativo ou
dissertativo.
O mecanismo da
leitura associado ao teatro auxilia na conjugação verbal, na dicção, na clareza
das ideias e na formação de palavras, além de conseguir uma desinibição natural
importante para a vida escolar e social do aluno.
Didaticamente
falando, uma aula dinâmica, aparentemente informal e descompromissada com
livros didáticos e roteiros, rende muito mais e gera resultados positivos
superiores àqueles conseguidos em uma aula formal. Com isso entendemos que os
resultados didáticos devem se afastar do convencional e partir para novas
ideias e conceitos dentro das salas de aula.
A inserção da
informática como recurso criativo no ensino também se tornou um meio de
aprendizagem viável e moderno do ponto de vista pedagógico, todo o professor
tem e deve, sempre que possível, trabalhar com seus alunos a importância da
multimídia na aquisição de conhecimentos, apesar de ainda encontrar muita
resistência por parte dos mais conservadores.
É fundamental
que o professor disponha de conhecimentos e habilidades pedagógicas que podem
ser obtidas e aperfeiçoadas mediante leituras constantes e cursos específicos.
Estes conhecimentos e habilidades podem ser definidos como requisitos técnicos
e envolvem alguns itens:
a)
A capacidade de estabelecer relações
entre o que ocorre em sala de aula com processos e estruturas mais amplas. Isto
implica a análise dos objetivos a que se propõe, bem como dos problemas que
interferem em sua concretização.
b)
A eficiência no planejamento de ensino.
O professor precisa ser capaz de
prever as ações necessárias para que o ensino a ser ministrado por ele atinja
os seus objetivos. Isto exige preparação de um plano de disciplina eficaz.
c)
O professor deve conhecer as vantagens e
limitações de cada método de ensino e utilizá-los nos momentos adequados.
d)
A importância do conhecimento de
técnicas de avaliação. Não se pode conceber ensino sem avaliação no final do
curso, sem deixar de lado a avaliação formativa, que se desenvolve ao longo do
processo letivo e que tem por objetivo facilitar a aprendizagem.
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