Marketing
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O Marketing
pode ser entendido como uma ciência fundamentada na identificação,
interpretação e satisfação de anseios do mercado. “Seu objetivo
fundamental é atender às necessidades identificadas, ou seja, é mais do
que simplesmente vender” afirma a professora.
Segundo o pesquisador Philip Kotler, citado por Daniel Alberto
Bernard em seu livro Marketing Internacional, o Marketing, por conta de
dúvidas e problemas negligenciados por sua ciência mãe – a economia –
somente no século XX foi entendido como o estudo formal dos processos e
das relações de troca.
A palavra/termo Marketing deriva originalmente do vocábulo inglês
Market, que significa Mercado, e seus conceitos buscam sempre se
adaptar às particularidades ambientais (culturais e socioeconômicas)
onde ocorrem.
Seguem abaixo as mais recorrentes definições sobre o tema:
“Atividade, conjunto de instituições e processos para
criar, comunicar, distribuir e efetuar a troca de ofertas que tenham
valor para consumidores, clientes, parceiros e a sociedade como um
todo”. (American Marketing Association – AMA, 2008)
“Conjunto de operações que envolvem a vida do produto, desde a
planificação de sua produção até o momento em que é adquirido pelo
consumidor”. Dicionário MICHAELIS, 2009)
“É o processo de atrair e manter o cliente”. (Theodore LEVITT, 1990)
“É o conjunto de instrumentos utilizados ela organização para superar, sob a ótica do cliente, a oferta da concorrência”. (Al RIES e Jack TROUT, 1986)
“Processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm
o que necessitam e desejam através da criação e troca de produtos e
valores”. (Philip KOTLER, 1998)
“São as atividades sistemáticas de uma organização humana voltadas à
busca e realização de trocas para com o seu meio ambiente, visando
benefícios específicos”. (Raimar RICHERS, 1986)
“É um sistema total de atividades de negócios desenvolvidas para
planejar, dar preço, promover e distribuir produtos que satisfaçam os
desejos dos mercados-alvo e atingir objetivos organizacionais”. (Michael
J. ETZEL, 2001)
“Atividade que agrega valor ao produto ou serviço, sendo esse valor
benéfico não apenas para o cliente específico e para a organização, como
também para a sociedade em seus processos de sustentabilidade”. (Peter FISK, 2008)
Embora a identificação do Marketing esteja, de modo geral, densamente
atrelada ao modo de se comunicar e aos processos referentes à venda, o
conceito – como percebido acima – é muito mais abrangente, pois envolve
todo e qualquer conjunto de ferramentas que de modo unificado objetive
atingir o mercado em seus devidos nichos.
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