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A NATUREZA DA DOUTRINA
(VieiraSilva)

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A Natureza da Doutrina

A doutrina cristã (a palavra
“doutrina” significa “ensino” ou “instrução”) pode definir-se assim: as
verdades fundamentais da bíblia dispostas em formas sistemáticas. Estes estudos
chamam-se comumente: “teologia“, ou seja, “um tratado ou discurso racional
acerca de Deus”. (Os dois termos serão usados alternadamente). A teologia ou
doutrina assim se descreve: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e
das suas relações para com o homem.

Trata de tudo quanto relaciona com Deus
e com os propósitos divinos.

Por que descrevemos a teologia ou a
doutrina como sendo uma “ciência”? A ciência é a disposição sistemática e
lógica de fatos comprovados. A teologia é chamada ciência porque consiste em
fatos comprovados. A teologia é chamada ciência porque consiste em fatos
relacionados com Deus e com as coisas de ordem divinas, apresentadas de uma
maneira lógica e ordenadas.

Qual é a conexão entre a teologia e a
religião? Religião vem da palavra latina “ligare” que significa “ligar”;
religião representa as atividades que “ligam” o homem a Deus numa determinada
relação.

A teologia é o conhecimento acerca de
Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia e o conhecimento. A
religião e a teologia devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém,
na pratica, ás vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser
teólogo sem ser verdadeiramente religioso e por outro lado à pessoa pode ser
verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.
“Se conheces estas coisas, feliz serás se as observa”, é a mensagem de Deus ao
teólogo. “Procura apresenta-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que
se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tim. 2:15), é a
mensagem ao homem espiritual.

Qual a diferença entre doutrina e
dogma? Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas escrituras; dogma
é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo.



O VALOR DA DOUTRINA


O conhecimento doutrinário supre a necessidade de haver uma declaração
autoritária e sistemática sobre a verdade.

Há uma tendência em certos meios de não
somente procurar diminuir o valor de ensinos doutrinários, como também de
dispensá-lo completamente como sendo desnecessários e inúteis. Porem, enquanto
os homens cogitarem sobre os problemas de sua existência sentirão a necessidade
de uma opinião final e sistemática sobre esses problemas. A doutrina sempre
será necessária enquanto os homens perguntarem: “De onde vim? Quem sou eu? E
para onde vou?”.


Muitas vezes se ouve esta expressão: “Não importa o que a pessoa crê uma
vez que faça bem”. Essa opinião dispensa a doutrina por julgá-la de nenhuma
importância em relação à vida.


Mas todas as pessoas têm uma teologia, queiram ou não reconhecê-la; os
atos do homem são fruto de sua crença. Por exemplo, quanta diferença haveria no
comportamento da tripulação de um navio que estivesse ciente de que viajava em
direção a um destino determinado, e o comportamento da tripulação de um navio
que navegasse a mercê das ondas e sem rumo certo.

A vida humana é uma viagem no “tempo” para
a eternidade, e é de grande importância à pessoa saber que essa viagem não terá
significado ou rumo certo, ou que é uma viagem planejada pelo seu criador e
dirigida por ele para um destino celestial.




O conhecimento doutrinário é essencial para o pleno desenvolvimento do
caráter cristão. As crenças firmes produzem caráter firme; crenças bem
definidas produzem também convecções bem definidas. Naturalmente, a crença
doutrinaria da pessoa não é religião, assim como a espinha dorsal do seu
organismo não é a sua personalidade. Mas assim como uma boa espinha dorsal é
parte essencial do corpo, assim um sistema definido de crença é uma parte
essencial da religião. Alguém disse:


“O homem não precisa expor a sua espinha
dorsal, no entanto deve possuí-la para andar bem aprumado. Da mesma forma, o
cristão precisa de uma definição doutrinaria para não ser um cristão volúvel e
até corcunda”!


Certo pregador francês unitariano fez a seguinte declaração: “A pureza
de coração e de vida importa mais do que a opinião correta”.


A essa declaração outro pregador francês respondeu: “A cura é mais
importante que o remédio; mas sem o remédio não haveria cura!” Sem dúvida é
mais importante viver a vida cristã do que conhecer as doutrinas cristãs; porém
não pode haver experiência cristã enquanto não houver conhecimentos das
doutrinas cristãs.




O conhecimento doutrinário é uma fortificação contra erro. (Mat. 22:29;
Gál. 1:6-9; 2 Tim. 4:2-4).


Diz-se com razão, que as estrelas surgiram antes da astronomia, e que as
flores existiram antes da botânica, e que a vida existe antes da biologia, e
que Deus existe antes da teologia.



VieiraSilva



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