Marketing Pessoal e Vendas
(vieirasilva)
Marketing Pessoal e Vendas
Apresentação e Postura Pessoal: Quando
tratamos de marketing pessoal estamos tratando de vender a nossa imagem, nossas
ideias, como também nossos serviços, onde nós seremos o produto principal. Só
que para isso precisamos de um comportamento apurado como também algumas
técnicas. Segue abaixo os itens essências para se desenvolver um bom marketing
pessoal.
Postura e apresentação pessoal: Seja
absolutamente pontual nos compromissos. Cuide com esmero de sua apresentação
pessoal: Roupas, cabelos, calçados, etc.
Capacitação: Atenha-se ao conteúdo da sua
função. Jamais fuja para temas que não domina com segurança, interaja com
coordenadores, supervisor; e outros profissionais de sua área.
Honestidade: Jamais revele a terceiro,
informações da empresa em beneficio próprio, ou de terceiros. Não tome partido.
Jamais recomende atividades desonestas ou compactue com elas.
Sigilo: Jamais revele a terceiras
informações de sua empresa, sem consentimento de seus superiores. Não utilize
informações comprometedoras contra a empresa.
Tenha ética. Sempre! Distanciamento
profissional: Jamais se envolva em assuntos pessoais. Não se envolva
emocionalmente ou efetivamente. Trabalhe os aspectos, psicológicos com enfoque
exclusivamente profissional. Nunca leve os problemas pessoais para o trabalho.
Faça relatórios sem omitir fatos relevantes ou falsear resultados. Encaminhe os
relatórios ao destino correto.
Atendimento com qualidade total: Quando em
contato com o cliente, apresente-se como profissional. Saiba entrar, permanecer
e sair com elegância e simpatia. Esteja disposto a ouvir; dialogue. Adote
disposições arrojadas, dentro dos limites da sua capacitação técnica. Elabore
proposta de trabalho e cronogramas adequados às reais necessidades do cliente.
Preveja a medição dos resultados qualificativos. Vencer as resistências é um
dos principais desafios. Tome cuidado! A prudência é fundamental na estratégia
do convencimento.
Aspectos pedagógicos: Você, provavelmente
é um profissional experimentado, conhece praticamente tudo sobre sua função e
dispõe de pouco tempo. Mesmo assim, informações abaixo serão sempre úteis ao
seu desempenho. Mais do que atender o cliente, o nosso objetivo é encantar.
Aproxime – se dos clientes:
·
Chame as pessoas pelo nome. Isto faz com que elas
se sintam valorizadas e reconhecidas. Ouvir seu próprio nome tem um efeito
psicológico muito positivo.
·
Evite críticas a quem quer que seja.
·
Valorize os elogios. O elogio também é um
instrumento de manipulação, pois gera sentimentos de ansiedade para retribuir o
favor recebido. É, no entanto, um recurso largamente recomendado, pelas
técnicas clássicas de Administração de Recursos Humanos.
·
Respeite a opinião alheia e procure evitar
discussões.
·
Valorize todas as contribuições.
·
Diante de uma critica admita a possibilidade de
merecer a mesma, mas não discuta o mérito.
·
Ao receber
uma critica, procure saber exatamente o que a pessoa quer, a crítica é um
instrumento de manipulação. Quando estiver claro o objetivo de quem fez a
crítica, será mais fácil chegar ao acordo.
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