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Vygotsky, Uma Perspectiva Histórico-cultural Da Educação
(Miriam Kato)

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Teresa Cristina Rego, Vygotsky, Uma Perspectiva Histórico-Cultural da Educação.
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), morreu de tuberculose aos 37 anos. È um psicólogo russo considerado importante para o nosso século. Estudou Direito, Literatura, História, Filosofia, Medicina e falava inúmeras línguas. Fundou uma editora, uma revista literária e um laboratório de psicologia no Instituto de Treinamento de Professores.
Tinha contato com crianças portadoras de deficiências congênitas. Isso estimulou seu estudo da compreensão dos processos mentais humanos, assunto principal de seu projeto de pesquisa.
Dentre as idéias de Vygotsky, está o pensamento de que as características típicas do ser humano não nascem com o indivíduo, mas resultam da interação dialética do homem e seu meio sócio-cultural. Ao mesmo tempo que o ser humano transforma o seu meio, ele transforma-se a si mesmo.
Para o teórico, a cultura é parte constitutiva da natureza humana. Ele considera que a mediação dos seres humanos entre si e deles com o mundo é feita através de instrumentos técnicos e os sistemas de signos, a linguagem.
Vygotsky atuou intensamente na área da Educação, contribuindo com estudos sobre o aprendizado e o desenvolvimento.



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