O Professor do Século 21
Professa estas datas da história, de tempos atrás, desde o período pré-histórico, da idade de Kulas o Guru, nos templos do conhecimento.
Uma vez um guru renomado foi santificado com muitos discípulos inteligentes, e um, dentre eles, era excepcionalmente talentoso. Ele realizou todas as habilidades determinadas à ele, de uma maneira louvável, mas sempre falhou ao louvar o seu Guru.
Com o tempo se aproximou do guru, se antecipando à avaliação que ele faria, e foi surpreendido pela crítica dele. Depois de muitos esforços infrutíferos, sendo desmotivado, ele caiu preso a uma extensa depressão e então passou a imaginar a sua vingança.
Ele quis se vingar do guru, pelo fracasso dele... e depois de passar algumas noites de repouso ele conspirou para erradica-lo. Como ele esperava pelo inevitável, já estava empurrando uma pesada pedra, por sobre o cabeça do guru, do telhado, quando do guru Kula ele escutou uma conversa breve com a sua esposa.
A esposa estava culpando o marido, Shishya, pelas observações ásperas sobre ele. Para a surpresa dele o Guru com um sorriso estranho respondeu a esposa dele que ele estava orgulhoso ser o guru de tal um discípulo nobre e que ele nunca quis levar o abençoado (ele) a ser prejudicado pelas avaliações dele, que poderiam vir a resultar na sua ruína devido, muito disto, ao seu orgulho.
O Shishya à par das reprimendas e em profundo arrependimento decide se queimar vivo. Desaprovando suas intervenções como guru, para ser possível mudar a decisão manifestada, ele se queima em uma pira lenta.
Esperando o seu último dia no meio da pira, por sete dias e noites ele completou a obra-prima dele em literatura de Sanskrit. Como eu ouvi esta história em 1980, ainda um adolescente, fiquei assombrado pela tragédia, mas me consolava justificando... era um guru.
Mas hoje depois de 25 anos eu mudei as minhas percepções. Como eu evoluí, confrontando experiências próprias, entre o amargo e o doce. Eu sinto que a tragédia do Shishya poderia ter sido evitada, por uma avaliação oportuna pelo guru.
Hoje nós atravessamos, já bem distante do Guru, a tradição de Kula.
O Professor do Século 21 é mais competente e claro e tem que enfrentar mais desafios devido a vários fatores como globalização e as variações do ambiente sócio-cultural. O novo Professor tem que ser mais vulnerável e adaptável. Nossos antepassados tiveram este fardo de analisar um estudante, e o classificar fundados em um só aspecto, e isso determinava o nível de QI.
Mas os níveis de análise do professor de classe mundial agora são três.
i.e do QI, QS (Quociente de Espiritualidade; o qual determina os valores morais do estudante) e QE nivelador. (Mantendo relações entre indagação e professores) Como o tópico aborda as relações entre professor e estudante, é essencial analisar muito a criança ao nível do QE dele, que determina o caráter e comportamento de uma criança na sala de aula.
Mais baixos níveis de QE motivam uma criança a resultados inaptos, e mostram como enfrentam problemas vindos da tirania. Este é até mesmo um tópico amplamente discutido no mundo globalizado, para manter os hábitos do trabalho saudáveis e competentes.
A introdução do QE na educação, vem se somar aos desafios do professor do século 21, e exigir ser mais confiante, ao lidar com relações com a classe, práticas educacionais mundiais, e desaprovação de procedimentos com estudantes, como um duro mestre faz. Os recentes desenvolvimentos estratégicos ensinados para a sala de aula, não permitem que os professores sejam dominantes, mas espera que eles estejam entendendo com mais realidade.
Devem ser aceitos os vícios dos estudantes, loucuras e falhas e deveriam ser abordadas em várias passagens. A criatividade que floresce em escolas internacionais, modificações em currículos, especialização CBSE&ICSE enfatizam o mesmo.
Restringir a força dos estudantes nas salas de aulas, traz o resultado dos apelos dos pais para uma maior atenção pelos pupilos deles, pois uma criança é estimada propriedade, para a maioria deles, na cultura de família nuclear presente.
Modelar as gerações futuras será um grande desafio para professores, bem como para os estudantes do presente que será exposto para um mundo mais competente, de alta tecnologia, com perfis de luxo.
A imagem do professor como um disciplinador rígido será substituída no futuro por; Amável,Paciente, e Professor de Potencial.
Tradução Livre:
[email protected]