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Brás, Bexiga E Barra Funda
(Alcântara Machado)

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Brás, Bexiga e Barra Funda é uma das obras notáveis da primeira fase do Modernismo brasileiro, que eclode em São Paulo, em 1922, com a Semana de Arte Moderna. A liberdade de pesquisa estética , que os modernistas reivindicavam, estimulados pelas novas experiências artísticas e literárias que se multiplicavam na Europa, torna possível uma realização tão surpreendente como esta coletânea de contos que focalizam a vida da comunidade ítalo-brasileira de São Paulo. Surpreendente, em primeiro lugar, por trazer para a literatura, de forma simpática e criativa, todo um vigoroso e rico ? e então desprestigiado ? universo social e cultural, com seus tipos pitorescos e algumas figuras tocantes. Surpreendente também pela sua audácia no uso da língua carcamana, o dialeto macarrônico ítalo-brasileiro, contrariando não só a disciplina gramatical, mas sobretudo o bom gosto lingüístico. Surpreendente, ainda, pelas técnicas literárias de cunho modernista, de impacto inovador no Brasil daquela época. Entre os elementos mais destacadamente modernos do livro, está a sua forma narrativa, feita de pequenos blocos, que funcionam como cenas ou simples tomadas, como no cinema (e lembremos que o cinema, na época, era mudo, o que ressalta ainda mais a importância das imagens na narração). Como no cinema, as tomadas são montadas, isto é, associadas em seqüências, separadas (ou ligadas) por cortes. Essa montagem é feita com muita agilidade, com muitos saltos, com algumas fusões e outros recursos da linguagem cinematográfica. Quanto à linguagem propriamente dita, ela é elemento igualmente central do caráter moderno do livro. É uma linguagem que se quer jornalística, colada aos fatos (o subtítulo do livro é Notícias de São Paulo). Na linha do primitivismo modernista, a que Alcântara Machado se filiava, ela chega a ser aparentemente infantil em sua rapidez cheia de períodos simples (de uma só oração), em suas justaposições de orações e períodos, e em sua concisão.



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