A Produção Da Escola Pública Contemporânea
(Gilberto Luiz Alves)
No seu livro A Produção da Escola Pública Contemporânea, o autor Gilberto Luiz Alves mostra de forma bem clara como se deu o processo de evolução dos métodos educacionais ao longo dos séculos. De começo, ele mostra como se dava o trabalho dos preceptores e o custo que isso gerava em virtude do trabalho ser individual e não coletivo. Diante disso, demonstra como a teoria e prática de Comênio veio revolucionar e baratear esse tipo de trabalho, ao introduzir a sua Didactica Magna, e os seus novos príncípios, onde um único professor poderia atender vários alunos, por meio do Livro Didático, propiciando o acesso e permanência dos indivíduos mais pobres à educação e ao letramento. Diante de tudo isso, ele faz uma análise crítica, mostrando o valor desse trabalho para aquela época. Porém, levanta o questionamento do porque houve uma estagnação do processo educativo depois de tantos séculos utilizando os conceitos de Comênio. Ou seja, passou as várias fases da Revolução Industrial, passamos pela fase da robótica, microeletrônica, etc., e mesmo assim, não fazemos uso dos vários recursos tecnológicos que estão à nossa disposição, e trabalhamos basicamente com o quadro-negro e o giz.
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