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Byron - O Ídolo Do Mal Do Século
(Literatura Brasileira - ensaio)

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Observando-se a biografia do poeta inglês, Lord Byron, percebe-se um homem de família nobre que através de suas obras tornou-se um ícone de sua geração. Um modelo universal de rebeldia moral que escandalizou uma sociedade aristocrática e angariou seguidores pelo mundo. Em suas aventuras e rebeldias morais cultivou dissipações e distúrbios comportamentais. Sua curta existência é marcada por sucessivos escândalos, casos amorosos com homens e mulheres, incesto com sua meia-irmã Augusta, uma vida recheada de aventuras e ausência de senso moral. Sua poesia revela um caráter marcadamente autobiográfico, mostra um homem exilado, pessimista, angustiado e doentio que desejava a morte como solução para sentimentos inexplicáveis.Ferido em guerra e acometido por uma febre estranha, morre aos 36 anos, possivelmente de tuberculose, conhecida na época como tísica romântica.Junqueira Freire, poeta baiano, retrata um jovem angustiado e depressivo que permaneceu enclausurado no Mosteiro de São Bento em Salvador, desde os 19 anos. Atormentado pela falta de vocação religiosa revela em suas poesias autobiográficas o desejo amoroso e sexual reprimido, cujo sofrimento encontra desfecho, no desejo angustiado pela morte.Sete meses depois de retornar à casa dos pais, morre de problemas cardíacos aos 23 anos.Fagundes Varela, nascido em Rio Claro-RJ, filho de magistrado e político, teve uma vida marcada por mudanças de domicílio. Em São Paulo matriculou-se na Faculdade de Direito que nunca acabou.Lá entrou na vida boemia, orgias regadas a bebedeiras, como um «Byron exacerbado», envolvido em escândalos e aventuras. Acabou casando com uma artista de circo com quem teve um filho que veio a falecer .Escreveu o poema Cântico do Calvário em homenagem ao filho morto. Separado volta para o Recife, para a fazenda do pai. Visto caminhando sem destino pelas fazendas vizinhas, atormentado pelo álcool e em completo desequilíbrio mental, morre de derrame, aos 34 anos.Casimiro de Abreu, carioca, por influência do padrasto, rico comerciante, foi enviado para estudar comércio em Portugal, contrariado com a idéia retorna ao Rio de Janeiro, onde se envolve em orgias e boemia.Passa a fazer poesias de cunho autobiográfico, cuja temática denotam pessimismo e melancolia e sintetizam o medo e a insegurança adolescente frente ao sexo. A morte é desejada como escape para sentimentos sem saída. Morreu de tuberculose, tísica romântica , aos 21 anos.O paulista Álvares de Azevedo, descendente de família ilustre, pai juiz de direito, resolve cursar a Faculdade de Direito, participando ativamente da vida acadêmica. Voraz consumidor da literatura de autores malditos. O melancólico «Maneco» se torna um jovem infeliz por não conseguir estabelecer um relacionamento amoroso.Sua vida libertina e de fantasias delirantes é retratada em sua obra de caráter autobiográfico, onde o eu lírico é um típico «herói byroniano», cínico e pessimista com angústia da morte desejada.Morre aos 21 anos, após uma queda de cavalo que agravou uma tuberculose galopante.As influências de Byron, o «Poeta Maldito» são possíveis de serem percebidas nas coincidências biográficas do mito e seus seguidores. Distúrbios comportamentais perceptíveis como pessimismo e o desejo de morte. No entendimento de literatura como a arte da imitação humana se estabelece através da figura do mito Byron na segunda geração do Romantismo brasileiro. A imitação ultrapassa possivelmente a temática de suas obras e interfere na formação da identidade dos jovens poetas brasileiros, cuja morte precoce chama a atenção.Ao compararmos fragmentos de poesias percebemos além da temática comum o caráter autobiográfico. Fazendo-se uma análise através da releitura dos fragmentos de seus poemas é possível perceber o pessimismo acompanhado do desejo generalizado de morte como solução para emoções conturbadas e doentias.Através das influências de Byron na segunda geração romântica brasileira evidencia-se também a compreensão da definição de poesia, segundo Aristóteles, como a arte da imitação humana.



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