A Gestão Educative Decentralisada
(E D U C A W E B)
esde instaurado dos AREF em Marrocos como estabelecimentos públicos autónomos con vocação pedagógico, social e administrativo, os responsáveis velam que estas instâncias tomam em carga progressivamente o conjunto das missões educativas a nível regional e local. as alavancas da gestão descentralizada das Academias são retidas em concertação com todos os parceiros locais em cada região. Pode-se citar o que constitui um plano de acção típico para o conjunto das Academias, sem contudo estar a entregar em questão a especificidade de cada um deelas e a latitude de adaptar-o ao contexto regional: **a governança pedagógica do meio escolar: trata-se de descobrir as competências humanas e de favorecer as condições da sua implicação e a sua colaboração, com base na concepção da política educativa regional, privilegiando a proximidade, a parceria e a mobilização colectiva. Conformemente cada Academia tenta instaurar progressivamente uma governança pedagógica baseada no trabalho de equipa sobre projectos, a planificação das acções orientadas, e sobre a institucionalização do acto pedagógico todas as em dimensões teóricas, espaciais e temporais, isto sem estar a omitir os valores éticos que nos recordam que o ensino é mais uma missão humanitária muito que uma profissão. a resistência deos que se acantonam nas suas práticas monótonas, repetitivas, obsoletas e estéreis não deve abalar a nossa vontade de renovar o nosso sistema educativo, sem estar a cair em parodie à voga como o conceito se a qualidade total ou o desenvolvimento das competências em detrimento dos conhecimentos fundamentais e outras correntes que chegam como trovoadas de verão, cujos torrents são muito mais nefasta que benéficos, já que a terra não tem o tempo de assimilar-o. a melhor qualidade é à que permite à cada criança de ter êxito e ir lá ou as suas aptidões permite-lhe o, e o nosso papel é assistir-o nas suas diligências até fique autónomo e em condições de construir o seu futuro. A qualidade da nossa acção pode concretizar-se pela conexão em rede de um ensino participativo que privilegia projectos realizáveis, adaptados ao meio circundante e os meios a mobilizarem, e o alcance deos que executam-o sobre o terreno e dos parceiros. **a governança dos recursos humanos: são os recursos humanos que veiculam a reforma e põem-o na prática sobre o terreno onde a necessidade de tornar-lhes a consideração que sempre lhes era devida na sociedade. A sua implicação é possível apenas se ganha-se a sua confiança e a sua convicção da oportunidade da reforma, e de dissipar qualquer dúvida ou hesitação que propágulo sobre elas. uma política de proximidade é recomendada com vivacidade e mesmo obrigatória para gerir os recursos humanos e ser constantemente à sua escuta e viver visu as condições do seu exercício, para que as decisões tomadas sejam justas e realistas. Para além deesta escuta, é necessário levar a efeito uma política de motivação e recompensas dos esforços distinguidos e concretizados por um rendimento satisfatório. ** a governança financeira e materielle a transparência da gestão dos recursos financeiros consiste a implicar os parceiros nesta gestão desde a concepção do plano de acção e o projecto da sua inscrição orçamental até à liquidação dos direitos apurados após serviço feito. A delegação descentralizada dos créditos permite dominar a execução racional dos orçamentos. Paralelamente à esta delegação, um sistema de controlo e de auditoria eficiente permite assistir os gestores e os tesoureiros tecnicamente, administrativa e juridicamente, a fim de evitar-lhes qualquer falta ou erro préméditée ou não. Um manual de procedimentos constitui um guidepratique e référenles da gestão contabilística, financeira e matricielle.Dans este mesmo registo material, um dos desafios a assinalarem é a gestão do património móvel e imobiliário dos estabelecimentos escolares. É objecto de um estudo em curso antes de conceder às academias esta vertente importante
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