Gestão Do Conhecimento ? O Grande Desafio Empresarial
(JOSÉ CLÁUDIO CYRINEU TERRA)
São muitos os sinais de que o conhecimento, em suas várias formas, se tornou determinante para a competitividade tanto das empresas quantos dos países. Já para os trabalhadores as conseqüências seriam a valorização do inovador, do original e do imaginativo e a desvalorização da repetição, das cópias e da automação. INDICADORES DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO A importância da inovação tecnológica para o crescimento econômico e a competitividade empresarial. Evolução dos setores de informática e telecomunicações. A importância relativa dos ativos intangíveis. Competitividade baseada no conhecimento A emergência da ?Sociedade do Conhecimento? é inquestionável. A Gestão da Inovação e do Conhecimento organizacional caminham, portanto, lado a lado. Conhecimento tácito Segundo Michael Polanyi, ?sabemos mais do que nos damos conta?. GESTÃO DO CONHECIMENTO: RELAÇÃO COM RESULTADOS EMPRESARIAIS NO BRASIL A Gestão do recurso Conhecimento no ambiente empresarial tem tido diferentes focos na literatura organizacional: Aprendizado individual e organizacional (cultura organizacional); Relações entre pessoas, diferentes áreas da empresa, diferentes empresas e o ambiente; Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais; Mapeamento, codificação e compartilhamento do conhecimento organizacional; Conectividade entre as pessoas; Alavancagem dos avanços na informática e em telecomunicações; Mensuração do capital intelectual da empresa. Internalização: seria semelhante ao do ?learning by doing? em que os membros da organização passariam a vivenciar o resultado prático do novo ?conhecimento?, ou seja, desenvolveriam um conhecimento operacional. SETE DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO DIMENSÃO 1: FATORES ESTRATÉGICOS E O PAPEL DA ALTA ADMINISTRAÇÃO Definindo o foco: ?competências centrais? e ?áreas de conhecimento? Na Era do Conhecimento, parece-nos que um dos papéis fundamentais da alta administração é a definição de ?áreas de conhecimento? a serem exploradas pela empresa e o estabelecimento de macro-visões para a condução de projetos inovadores. O tempo é imprescindível para a geração do conhecimento. É necessário existir um tempo para aprender e pensar sendo um dos indicadores da orientação da empresa na direção do conhecimento. Os resultados dos treinamentos precisam ser analisados de maneira que seja avaliado o desempenho e a contribuição dos funcionários para o sucesso da empresa. Comparação do paradigma do treinamento com o paradigma do aprendizado Isto não quer dizer que as empresas não devam ter uma gestão pró-ativa do conhecimento. A criação de conhecimento organizacional depende, em grande medida, do contato humano, da intuição, do conhecimento tácito, da cooperação, da explicitação de modelos mentais, da diversidade de opiniões e do pensamento sistêmico, e, não só dos sistemas de informação. Os produtos do conhecimento exigem elevados investimentos e têm retornos apenas há médio e longo prazo. Não se deve confundir a Mensuração do Capital Intelectual com Gestão do Conhecimento. A questão do aprendizado com o ambiente está diretamente vinculada a todas as outras dimensões do nosso modelo de Gestão do Conhecimento. ÚLTIMAS REFLEXÕES Quem quiser participar da Economia do Conhecimento precisará adquirir novas habilidades, competências e conhecimento de maneira contínua e pró-ativa.
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