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A Divina Comédia
(Dante Alighieri)

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A Divina Comédia é um poema composto de um canto introdutório e de três partes: Inferno, Purgatório e Paraíso. Cada parte é integrada por trinta e três cantos, de pouco mais do que uma centena de versos cada um. São muito discutidas as datas da composição do poema: e bem provável que Dante começou-o por volta de 1307, para depois nele trabalhar durante toda a sua vida. O título do livro, por extenso, é pelo próprio poeta apresentado na carta a Cangrande della Scala: "Incipit Commedia Dantis Alagherii, florentine natione, non moribus" (Começa a Comédia de Dante Alighieri, florentino de nascimento, não de costumes). Dante chamou à obra simplesmente Comédia, porque, como as comédias propriamente ditas, termina com um final alegre. Talvez lhe haja chamado Comédia ainda por modéstia, enquanto considera a Eneida como tragédia. O adjetivo Divina é um acrescento mais tardio, talvez da responsabilidade de Boccaccio. Apareceu impresso pela primeira vez na edição veneziana de 1555. O poema, no seu conjunto, é a história da conversão do pecador a Deus. O poeta tencionava fazer da Divina Comédia principalmente sua obra de doutrina e de edificação, uma Suma que compreendesse o saber do seu tempo, da ciência à filosofia e à teologia. Por isso o poema é repleto de significados alegóricos e ainda morais. Simboliza a razão integrada com a sabedoria moral, e é também a voz da própria consciência de Dante. Tudo no poema é perfeita construção alegórica, e nisto Dante limita-se a respeitar as regras do seu tempo: pois quantas não são de fato as obras medievais que referem as viagens ultraterrenas, devidamente arquitetadas para edificação do pecador? Só que, no poema dantesco, há um sutil artifício que permite ao poeta encerrar nos seus cantos também a história do seu tempo. Dante imagina fazer uma viagem em 1300 e portanto refere naturalmente tudo quanto aconteceu antes desta data; mas, reconhecendo aos mortos a capacidade de prever o futuro, põe-nos a profetizar os acontecimentos públicos e particulares que não deseja deixar em silêncio.



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