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Sociologia Da Educação
(Nelson Piletti)

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O INGRESSO NAS UNIVERSIDADES NO BRASIL
O exame de acesso ao ensino superior, no Brasil, chamado de vestibular, é algo muito tenebroso para a maioria dos estudantes brasileiros.
Muitos estudiosos consideram injusto os exames, devido à alta complexidade das questões e a falta de base da esmagadora maioria dos estudantes.
Vejamos o que ocorre:
A maioria dos alunos, 99%, estão na escola pública, do governo, e apenas 1% estudam nas particulares, custeadas à altas mensalidades (as boas).
Todos sabem que o ensino na escola pública no Brasil é fraco, o aluno não sai com base para tentar entrar na universidade. Os professores faltam muito, e a matéria não é toda ensinada. Muitas vezes os alunos terminam o 12º ano sem terem visto nada de física, química ou matemática, ou se não, é dado pouca coisa.
Os alunos das escolas particulares são muito mais bem preparados, pois se pagam, exigem qualidade. Assim eles terminam o 12º ano com toda a matéria ensinada, de todas as disciplinas, e têm melhores condições de ser aprovados nos exames.
O que diferencia e causa esta controvérsia é o sistema. Nas escolas particulares há inspectores, muitos coordenadores a fiscalizar os professores para ver se estão a dar toda a matéria. Há um programa bem estruturado que é obrigatório ser seguido. Já nas escolas públicas, devido aos baixos salários dos professores, eles fazem o que querem, não há organização, estrutura e muito menos dedicação.
Assim quem são prejudicados são os alunos, pois na hora do exame perdem as vagas para os das escolas particulares.
O que causa indignação entre as camadas menos favorecidas, que estudam em escolas públicas, é o fato de esses estudantes das escolas particulares poderem pagar uma universidade particular, mas preferem tentar primeiro as públicas, e porque geralmente passam, assim tiram a vaga de outro aluno mais pobre.
De fato, é comprovado no Brasil, que as universidades públicas são as melhores para se estudar. Daí a grande concorrência. Não é só pelo fato da gratuidade, o que todos querem é a qualidade.
É inacreditável, mas o governo investe pesado nas universidades, esquecendo-se das escolas de ensino secundário até o 12º ano. Todos sabem que no Brasil o ideal seria um aluno estudar até o 12º ano em uma escola particular, e a universidade na pública. Mas o que acontece é justamente o contrário. Só os mais bem preparados passam nas públicas, pois estudaram em colégios caros e que preparam melhor. Assim muitos têm de se virar, trabalhando de dia para pagar uma faculdade particular à noite. Contudo esses estudantes quando entram no mercado de trabalho enfrentam muitas dificuldades, devido ao prestígio da universidade. As públicas são melhores aceitas num emprego particular, assim mais uma vez estes estudantes são desfavorecidos para os que estudaram nas universidades públicas.
Está tudo errado no Brasil.



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