Onde Encontrar A Sabedoria?
(Bloom; Harold)
ONDE ENCONTRAR A SABEDORIA? Neste livro Harol Bloom seleciona, das culturas do mundo,o que a humanidade escreveu e que pode nos levar a uma verdadeira sabedoria. Nos brinda com uma obra de força intelectual, sapiência e explendor estético. O Livro de Jó é um grande poema da humanidade. Apesar de difícil, nos oferece sabedoria e eloqüência. ?De onde vem a sabedoria? Deus sabe onde a sabedoria reside.? Eclesiastes, palavra hebraica koheleth, significa congregação, pregador (coelet). ?...na grande sabedoria há grande pesar e aquele que crescer em saber, cresce na dor?...?tudo tem seu tempo, e há tempo para todo o propósito sob o céu: há tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de colher.? O capítulo dedicado à Grécia, inicia com Homero, fundador da poesia, o mestre dos gregos. É o livro texto de todas as matérias, foi o maior de todos os poetas. As ficções de Homero chegam quase a transcender o trabalho da criação. Seus personagens Aquiles e Odisseu (Ulisses) mais parecem seres fundamentais do que fruto da imaginação do poeta. A cultura de Platão é inteiramente socrática, mas involuntariamente homérica. ?A República? de Platão é obra eterna. Sheakespeare e Cervantes entre todos os ocidentais, dividem a supremacia. O Cavaleiro Dom Quixote é herói com objetivos incertos. Afirma que sua missão é derrotar a injustiça. Sheakespeare é o mais criativo de todos os escritores em todos os tempos,supremo criador da literatura da sapiência. Seu diferencial está na caracterização de indivíduos. Montaigne é o primeiro e maior ?ensaísta?. Ele pergunta, implícita e incessantemente: ?Vossos pensamentos terão algum valor se permanecerem convosco?? A vida pública de Francis Bacon fez com que o caracterizassem como o mais sábio, mais brilhante e mais perverso. Fez parte do Parlamento Britânico, teve grande ascensão política, recebeu vários títulos. Porém caiu em desgraça e perdeu tudo. A partir daí, se dedica a escrever e sua reputação se espalha por toda a Europa, como grande pensador,original, aforista, eloqüente e sapiencial. A sabedoria Johnsoniana é sombria e mordaz, no estilo do Eclesiastes. Autêntico cristão sábio, combatia o uso de jargão. Para Johnson, a tarefa de um autor é ensinar o que não é sabido, de recomendar verdades conhecidas,tornando-as mais belas, permitindo que uma nova luz ilumine a mente, abrindo novas perspectivas. Goethe foi um cosmo em si, dotado de espantoso escopo literário sua maior façanha se dá na condição de poeta lírico e meditativo. Era um pagão instintivo. Observou, eclético e afável, que pesquisando a natureza somos panteístas, escrevendo poesia somos politeístas e moralmente somos monoteístas. Emerson é a figura central da cultura norte-americana e está mais do que nunca perto dos americanos. Uma de suas obras finais, ?Poder?, parece ter sido escrita hoje, com sua perspicácia em relação aos norte-americanos, que após um século e meio, pouco mudaram. Friedrich Nietszche afirma ser impossível imprimir algo na memória do homem, pois é obtusa e volúvel. Para que algo se aloje na memória, é preciso que seja marcado a fogo. O homem é habituado ao sofrimento, não o repudia em si, desde que reconheça no sofrimento um sentido, um propósito. Freud afirmava que tinha desenvolvido a ciência que faria uma contribuição vital à biologia, enganou-se. Em certo sentido, somos todos freudianos, queiramos ou não. Freud descartou a religião. Para ele é uma mitologia poderosa, que haveria de desaparecer. Porém,subestimou o adversário. Proust é o romancista de nossa era. O tema ?ciúme?é fecundo em Proust. É difícil determinar a posição de Proust diante do sofrimento, pois a ironia é tão difusa quanto penetrante. Na abordagem da sapiência cristã, o Evangelho de Tomás, conhecido por Tomé, escreveu sobre Cristo,mas seus escritos são chamados de apócrifos. Não são negados, mas não foram incluídos no Novo Testamento. Esse Evangelho só traz palavras de Jesus, não sua paixão e morte. É um Evangelho paraagnósticos,intelectuais que não querem se comprometer com a prática de Cristo. É muito popular entre os norte-americanos, o que leva o autor afirmar que existe uma religião norte-americana. O capítulo final aborda o mais instigante dos intelectuais católicos, Santo Agostinho. Escritor tendencioso, tem intenções em relação ao leitor, e sabe aonde deseja leva-lo. A leitura por si só não nos salvará, nem nos tornará sábios, mas sem ela, cairemos na ignorância. Para ele, ler bem, significa absorver a sabedoria de Cristo.
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